Até 17 de setembro (domingo), a obra “Construção do Vazio”, escultura construída em aço, com 3,20 metros de altura x 0.80 de largura x 0.8 de comprimento e que pesa aproximadamente 4 toneladas, criada pelo artista Luca Benites, estará exposta na 13ª edição da ArtRio, reconhecida como um dos mais relevantes eventos do calendário das artes. A obra está instalada no Pavilhão Mar, na frente da Bahia de Guanabara, no Rio de Janeiro.
Luca Benites, representado pela DAN Galeria, destaca que a obra se encaixa dentro do conceito onde ele materializa através do ritmo a questão do tempo, com ritmos iguais e repetidos. “Porém, onde cada placa conta com a sua própria identidade e autonomia simboliza nossa constante transformação”, acentua o artista. Completa, afirmando que o conceito principal é o vazio e a partir dele Luca trabalhou cada peça e a composição como um todo.
O artista conta que a monumental escultura é do ano de 2018. “Sua criação começou depois que queimei todo o meu acervo artístico, num projeto radical, conhecido como “Fogo” (Áustria, 2017). Foram queimados 20 anos de produção, aproximadamente 300 obras de arte”.
“Esta escultura ainda não havia saído do papel até então devido a sua monumentalidade, peso, logística e complexidade. A oportunidade de participação na ArtRio foi um fator determinante para a produção da “Construção do Vazio”, ressalta Luca Benites.
A ArtRio tem a proposta de levar conhecimento e o contato com a arte a diferentes públicos, incentivando a visitação de museus, galerias e instituições e realizando ações em espaços diversos. Assim, estimula o mercado e promove debates sobre grandes temas, como também foca na acessibilidade, levando conhecimento a diferentes públicos.
A ArtRio acontece na Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória), no Rio de Janeiro (RJ).