No dia 21 de agosto, a partir das 14h, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, realiza uma pré-seleção inédita na Vila Olímpica da Mangueira, para crianças e adolescentes do Instituto Mangueira do Futuro e comunidades nos arredores do projeto. Na pré-seleção, profissionais do Bolshoi analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo.
“Será a primeira vez que crianças e adolescentes do Programa Social da Mangueira terão a oportunidade de concorrer para uma das escolas mais tradicionais do Ballet mundial, fico muito feliz em poder proporcionar essa conquista. Vou acompanhar de perto a pré-seleção e tenho certeza que a comunidade estará em peso”, comemora Karinah, Madrinha do Programa Social e a responsável por trazer as audições para o projeto, comandado pelo Chiquinho da Mangueira.
Podem participar meninas nascidas em 2014 e 2015 (ingresso 1º Ano) e 2007 a 2013 (ingresso em turmas avançadas) e meninos nascidos de 2013 a 2015 (ingresso 1º Ano) e 2007 a 2012 (ingresso em turmas avançadas). As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de agosto diretamente na secretaria da Vila Olímpica da Mangueira.
Os testes
Para os candidatos com experiência em dança, meninas nascidas de 2007 a 2013 e meninos nascidos de 2007 a 2012, a avaliação ocorre por meio de uma aula específica, na qual os profissionais do Bolshoi analisam a habilidade dos participantes em executar exercícios básicos nas barras, no centro e, para as candidatas femininas, no uso de sapatilhas de ponta. Os aprovados nessa fase, são convidados a vivenciar por uma semana a rotina da Escola Bolshoi e concluir os testes na instituição.
Quanto às crianças que ainda não dominam a arte da dança, meninas nascidas em 2014 e 2015 e meninos nascidos de 2013 a 2015, o teste é lúdico, envolvendo atividades como saltar, tocar os pés sem dobrar os joelhos e outros exercícios pertinentes ao desenvolvimento da dança. Através desses movimentos, os avaliadores analisam as habilidades das crianças para assimilarem o Método Vaganova, utilizado no ensino de dança clássica na Escola Bolshoi.
As crianças aprovadas na pré-seleção avançam para a última etapa do processo de admissão, realizada em outubro, na cidade de Joinville/SC, onde disputam uma vaga para o curso de Dança Clássica na Escola Bolshoi, com ingresso no 1º ano da instituição em 2025.
Instituto Mangueira do Futuro
O Instituto Mangueira do Futuro é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2012, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, responsável pela gestão do Centro de Referência Esportiva Mangueira, trabalhando o Esporte Educacional e de Rendimento, tendo como eixo central a democratização do acesso ao esporte e o exercício na formação da cidadania.
Localizado próximo ao Morro de Mangueira, o instituto visa atender o expressivo número de crianças e adolescentes de ambos os sexos, nas diversas faixas etárias, em situação de vulnerabilidade social, oferecendo alternativas de atendimento sócio esportivo-educacional e cultural às crianças e adolescentes da comunidade, como forma de prevenir o risco social que estão permanentemente expostos.
Escola Bolshoi benefícios
A Escola Bolshoi concede 100% de bolsas de estudo para todos os aprovados. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Loterias Caixa, Diamante Energia, Porto Seguro, Whirpool, Aurora, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Marítimos, Celesc, Ciser, Engie, Nidec, Texpa, TKEe demais Amigos que contribuem com a arte no país.
Empregabilidade
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil disponibiliza para o mercado de trabalho da dança não só bailarinos com formação de qualidade, mas também pessoas conscientes do seu papel na sociedade.
A Escola já formou 455 bailarinos e 72% atuam na área da dança pelo Brasil e Exterior. A empregabilidade relaciona-se com a realidade de todo e qualquer profissional. Atualmente os jovens formados no Bolshoi Brasil atuam em 25 países e em 5 continentes.
Serviço:
Pré-Seleção na Mangueira
Quando: 21 de agosto
Onde: Rua Santos Mello, 73 – São Francisco Xavier – Rio de Janeiro/RJ (Vila Olímpica da Mangueira)
Inscrições: Diretamente
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Coordenadora de Comunicação
Albenize Ballen Bueno
Assessoria de Imprensa
Adriana Reis / Jucilene Schneider
(47) 3422-4070 ramais 232 – 216
imprensa@escolabolshoi.com.br / imprensa1@escolabolshoi.com.br
Fonte: Flavia Motta