
Foto/Divulgação: Raphael Esposito
Marca carioca e BRIFW vão realizar performance e meet and drinks nesta sexta-feira (15)
Inovação, moda periférica, arte digital e criatividade se entrelaçam para dar vida à Delusional Garden Experience, evento que supera os limites do imaginário. Pela primeira vez, Kenner, Brazil Immersive Fashion Week (BRIFW) e Rio Innovation Week se unem em uma performance de moda projetada pelo artista visual Felipe Nunes e desenvolvida coletivamente por mais de 30 articuladores culturais. Reunindo estilistas, designers, músicos, artistas visuais e performers, a intervenção inédita abre caminhos para novas visões de futuro inspiradas na força e na estética da cultura urbana e periférica brasileira.
Com referências futuristas que conectam a moda periférica à estética de fundo do mar, o evento acontecerá nesta sexta-feira (15) em frente ao Armazém 1A, no Pier Mauá, na Zona Portuária, depois da entrada principal do Rio Innovation Week. Os convidados vão acompanhar à apresentação ao ar livre, com trilha sonora original e visualidades digitais. A programação continua com um meet and drink que terá, ainda, apresentações dos DJs Wall, Jacquelone e Swag.
Ancorado na inovação e disrupção que permeiam a trajetória da Kenner, o projeto foi criado a partir da atmosfera do Rio Innovation Week e da condução criativa de todos os envolvidos. “Tecnologia sempre guiou nosso desenvolvimento que entrega produtos atemporais, com um design diferenciado e qualidade superior. Essa aqui é uma forma de conectar nossa trajetória de desenvolvimento de produto com o olhar que nutrimos para o futuro, sempre com o consumidor no centro”, comenta Renata Simon, diretora de produto da Kenner.
Para Felipe Nunes, a experiência simboliza a ruptura com as estruturas tradicionais de representação. “O Delusional Garden propõe imaginar o amanhã a partir do ponto de vista dos corpos que sempre foram considerados marginais. Colocando assim, a luz negra como o centro das visões de futuro. Escavando e re-fabulando seus próprios códigos. Usando a arte e seus diversos campos de atuação para criar suas próprias ficções”, pontua.
Fundador da marca Piña e um dos expoentes do Brazilcore, Jeanderson Martins, conhecido como Abacaxi, se consagrou no mundo fashion por transformar referências da quebrada em peças de moda e performance. Para a Delusional Garden Experience, ele criou produções que combinam o mundo subaquático, o futurismo e a moda periférica. “Junto à Kenner, estamos trazendo o futuro da moda.”
Muito além de um chinelo
Mais do que chinelos, as sandálias da Kenner são símbolos de cultura e identidade criadas com tecnologia e inovação. Os calçados vão compor as produções do desfile – entre elas, a Clog Puffer Ovni e Slide Puffer Ovni, modelos inéditos e limitados, lançados recentemente em collab com o estúdio Ovni. Outras sandálias icônicas da linha exclusiva da Anitta, como Rakka From Rio, Raytek e NK6, também vão trazer um toque a mais de estilo.
Exalando atitude e criatividade, os pins com a letra “K”, detalhes que representam a marca carioca, foram impressos em 3D de maneira personalizada. No desfile, os modelos vão usar os acessórios em roupas, botas, saltos e penteados.
Agentes da cena criativa
A criação foi conduzida por sete referências essenciais da cena criativa contemporânea. Felipe Nunes, artista visual e pesquisador de estéticas negras da nova era, investiga espiritualidade, tempo e cosmologias afro-brasileiras em sua obra. Abacaxi – apelido de Jeanderson Martins –, fundador da marca Piña e um dos nomes de destaque do Brazilcore, transforma referências da quebrada em peças de moda e performance. Ele já vestiu artistas como Anitta, MC Soffia e Arielle Macedo. Mila, designer de produtos e calçados, atua com foco em biomimética marinha, impressão 3D e wearable tech, criando dispositivos narrativos que tensionam as relações entre corpo, natureza e tecnologia.
Modelo periférica, diretora de casting, educadora de passarela e produtora executiva, Bruna Soares nasceu e cresceu no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão (RJ), e construiu sua trajetória rompendo padrões e ampliando espaços para talentos da favela na moda e na cultura. Tago Oli, DJ e artista de som da Cidade de Deus, é criador do conceito Guetto Fancy, que mistura o peso do trap ao funk brasileiro com uma curadoria sonora pensada para a pista. Andressa Nubia, VJ, diretora criativa e fundadora da Ailuros Studios, desenvolve experiências sensoriais e explora tecnologias aplicadas a estéticas afro-diaspóricas. Já Nathália Carvalho, artista visual carioca, é reconhecida por seu trabalho com audiovisual expandido em festas, festivais e projetos de grandes artistas nacionais, usando técnicas de videomapping para criar propostas únicas de design e vídeo.
Serviço:
Rio Innovation Week, Kenner e BRIFW apresentam Delusional Garden Experience
Local: em frente ao Armazém 1A | Píer Mauá – Rio de Janeiro
Data: 15 de agosto de 2025
Horário: a partir das 18h
Fonte: Letícia Moura-bpmcom