A Pestalozzi de Niterói concluiu as obras de instalação das 200 placas fotovoltaicas que irão gerar energia solar e atender a todos os setores da instituição. Os serviços, executados pela empresa DR Engenharia, vencedora do processo licitatório, duraram 9 meses, entre a escolha da empresa e a conclusão dos serviços.
“A Enel fez ontem (segunda-feira dia 15) a ligação do sistema à rede de energia elétrica. Os estudos apontam que o sistema, instalado no telhado do ginásio de esportes da Pestalozzi, irá praticamente zerar a conta de energia elétrica da instituição, que gira em torno de R$14 mil mensais”, explica Juarez Mothé, superintendente da Pestalozzi de Niterói.
O sistema fotovoltaico instalado na Pestalozzi cobriu com placas de geração de energia solar todo o ginásio de esportes, localizado na parte mais alta da sede em Pendotiba. Dalí, a energia produzida está interligada ao sistema da concessionária responsável pela distribuição de energia em Niterói. O excedente, caso ocorra, poderá ser adquirido pela própria Enel, criando créditos para a Pestalozzi.
“Além de ser uma energia limpa, o que nos integra ao que há de mais moderno nesse setor, vamos ter uma importante economia, o que nos dá um alívio em nosso custeio. A Pestalozzi tem as suas contas muito ajustadas e qualquer economia é importante para nós”, afirma Juarez Mothé
Fruto de uma emenda parlamentar, a instalação do sistema fotovoltaico foi precedido de uma licitação pública e toda a obra e repasse dos recursos ocorreu por intermédio da Caixa Econômica Federal, supervisora dos recursos. A emenda foi apresentada junto ao orçamento do Ministério da Saúde e se transformou no convênio de número 904680. Três empresas fizeram a visita técnica e apresentaram propostas, vencendo a que além de apresentar todas as documentações exigidas, também teve a proposta mais barata aos cofres públicos.
“A maior parte dos investimentos que fazemos na Pestalozzi hoje em dia é fruto de emendas parlamentares apresentadas ao orçamento da União. Anualmente encaminhamos correspondências aos deputados que formam a bancada do Estado do Rio de Janeiro no Congresso, solicitando recursos. Sempre somos contemplados e conseguimos tirar do papel as indicações legislativas porque temos os documentos necessários e cuidamos com muito zelo de todo o processo, desde a licitação, até a qualidade dos serviços e equipamentos adquiridos até a prestação de contas. Isso nos dá a credibilidade necessária para anualmente pleitear e conseguir os recursos dos mais diferentes parlamentares”, concluiu Jussara Silvia Freitas, presidente da Pestalozzi de Niterói.