enel-brasil

Foto: Divulgação

Para que as festas de fim de ano sejam brilhantes e seguras, pequenos cuidados e escolhas conscientes podem fazer a diferença.

 

Com a chegada das festas de fim de ano, muitas famílias já começaram a montar árvores de Natal, pendurar pisca-piscas e decorar fachadas. O uso correto dos equipamentos, além de garantir mais segurança, pode ajudar na economia de energia. A Enel Rio reforça a importância de combinar a magia natalina com cuidados de segurança elétrica e economia, para que as comemorações não sejam interrompidas por acidentes ou sustos na conta de luz.

Como evitar riscos com a iluminação natalina

·       Use produtos certificados: Ao comprar enfeites luminosos, escolha itens homologados pelo Inmetro. Este selo é garantia de que o produto atende a padrões de segurança, reduzindo o risco de sobreaquecimento, curto-circuito ou incêndio.

·       Inspecione as instalações antes de instalar: Revise a fiação da casa antes de começar a montar a decoração. Fios ressecados, rachados ou com isolamento comprometido podem causar choques ou falhas.

·       Evite sobrecarga: Não utilize adaptadores tipo “T” para conectar várias luzes em uma única tomada. Esta prática concentra corrente elétrica em um ponto e pode provocar aquecimento ou até início de incêndio.

·       Ligue com segurança: Se precisar substituir lâmpadas do pisca-pisca, desligue o equipamento da tomada antes de iniciar a troca e nunca puxe pela fiação. Faça o desligamento segurando pelo plugue.

·       Posicione com cuidado: Evite encostar as luzes em materiais inflamáveis, como papel, cartolina, lã, isopor ou tecido.

·       Proteja da umidade: Se for decorar áreas externas, assegure-se de usar luminárias próprias para essas condições e proteger conexões elétricas contra chuva.

·       Mantenha fora do alcance de crianças e pets: Fios soltos ou em locais acessíveis podem causar acidentes. Supervisione o manuseio de pisca-piscas e cordões luminosos por crianças.

·       Hora marcada: Defina um horário para ligar e desligar a iluminação, por exemplo, das 18h à meia-noite. Além de economizar energia, a prática ajuda a diminuir riscos.

Economia de energia: decore com consciência

  • Prefira lâmpadas LED: Elas são até 80% mais eficientes do que as incandescentes e geram menos calor.
  • Cheque a potência (em watts) indicada na embalagem dos pisca-piscas. Produtos com menor demanda de energia ajudam a controlar o consumo.
  • Desligue quando sair ou dormir. Manter a pilha de luzes acesa o tempo todo aumenta o consumo e também os riscos.

Segurança na árvore de Natal

  • Posicione a árvore longe de fontes de calor (como aquecedores, lareiras ou radiadores) para evitar ressecamento e risco de incêndio;
  • Caso a árvore seja natural, regue-a regularmente para manter a hidratação e diminuir a chance de ressecamento, que pode aumentar os riscos;
  • Nunca deixe a iluminação da árvore ligada sem supervisão prolongada.

A Enel Rio ressalta que muitas ocorrências elétricas no período de festas de fim de ano podem ser evitadas com medidas simples. Além disso, ao adotar soluções mais eficientes, você colabora com a preservação energética e reduz o desperdício.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. 


Fonte: Elisabete de Fátima Nogueira-FSB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *