unnamed

Foto/Divulgação

Considerado histórico  e  expressivo , o Encontro de Jornalistas na Baixada Fluminense, reuniu cerca de 100 profissionais das 13 cidades da Baixada e de outros municípios. Os jornalistas participantes foram de vários segmentos como : jornais, revistas, rádios, TVs, Portais, Sites, Podcast, etc.


Realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, o Encontro,  ocorreu em Mesquita, no dia 4/10,  organizado pelos diretores e delegados sindicais Carlos Alberto e Renato Guimarães. O tema principal foi o anúncio  da criação da Sub-Delegacia do Sindicato na Baixada Fluminense, que será inaugurada em breve.

O Presidente do Sindicato, Mário Sousa, destacou a importância e a relevância de  reunir dezenas de jornalistas de vários segmentos , todos com propósitos de debater e buscar soluções para  a  classe jornalística,  o fortalecimento do Sindicato e as novas tecnologias na área da Comunicação.

Para o Presidente, a inauguração da Sala da Delegacia Sindical na Baixada Fluminense será um marco histórico para unir cada vez mais a classe e juntos luta por melhorias salariais e benefícios aos jornalistas.

Esta é uma uma antiga reivindicação  da classe e que está sendo viabilizada graças aos esforços dos Diretores e Delegados da Regão, Carlos Alberto e Renato Guimarães.
Mário falou das dificuldades que passam os sindicatos pelo fim da taxa sindical, o fim do diploma para o exercício da profissão, a crise no interior do Estado com fechamento de dezenas de jornais e rádios. Ressaltou também que não, há semelhança   entre a informação jornalista e a comunicação sem critérios na rede social, as chamadas  fakes news, que tentam confundir com Jornalismo.

O presidente do Sindicato ressaltou ainda a sintonia com a Federação Nacional dos Jornalistas  nas lutas pela volta do diploma; a precarização e banalização da profissão; e a regulamentação das plataformas digitais.

Carlos Alberto, Vice -Presidente  e  Delegado Sindical do Sindicato, destacou como histórico o encontro na Baixada e criticou duramente a banalização das assessorias de Comunicação nas prefeituras. “Temos que propor leis que sejam aprovadas nas Câmaras para acabar com a prática de “amiguinhos” na Comunicação das prefeituras. “ A Sub-delegacia do Sindicato na Baixada pode mudar esta prática”, destacou.

Renato Muniz, diretor em Delegado Sindical, falou da importância e da urgência na inauguração da Sub-Delegacia. “Vamos fortalecer o Sindicato na Baixada e  para isso vamos  visitar todos os prefeitos para falarmos sobre o Sindicato e para que todas  as assessorias de Imprensa das prefeituras sejam com profissionais de Comunicação.

Carlos Alberto, Vice-Presidente e Delegado Sindical, destacou a importância do encontro na Baixada Fluminense e o trabalho que o Sindicato  deverá fazer nos 13 municípios.  “Temos que avançar para que as assessorias de Comunicação não sejam banalizadas por falta de profissionais qualificados. Temos que combater esta prática viciosa das prefeituras e câmaras, destacou Carlos Alberto”.

Depois de quase 3 horas de debates foram apresentadas várias propostas como: criação de cursos de Assessoria de Imprensa na Região; visitas as 13 cidades da Baixada para conversarem  com os prefeitos sobre as assessorais de Imprensa com jornalistas profissionais; criar comissões de Fiscalização sobre o exercício de jornalista; criação de concursos públicos de jornalistas; buscar plano médico e seguro de vida para jornalistas; criação de um curso de Inteligência Artificial; aproximar os novos comunicadores da Rede Social ao Sindicato; propor  a Alerj  a criação do Troféu Imprensa e normas para fiscalização do exercício de Jornalista; ampliar as delegacias sindicais para cada município, dentre outras.

O Sindicato fará um novo encontro em novembro, possivelmente, para inaugurar a sede do Sindicato na Baixada. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *