No primeiro dia da primavera, 21 de setembro, o Museu Casa Darcy Ribeiro, em Maricá, será o cenário da última aula e cerimônia de encerramento do curso de Capacitação para o Empreendedorismo Cultural, promovido pelo Grupo de Artistas de Maricá (GAM). O evento, que começa às 13h, marca a formatura de 90 artistas e produtores culturais capacitados no método de Engenharia Cultural, desenvolvido por Fernando Portella e Francis Miszputem.
Com foco em gestão estratégica e orçamento de projetos culturais, o curso preparou os participantes para transformar suas ideias em iniciativas culturais viáveis, aproveitando as Leis de Incentivo à Cultura como fonte de financiamento. Na aula final, ministrada por Francis Miszputem, os formandos terão a oportunidade de consolidar os conhecimentos adquiridos.
A cerimônia de entrega dos certificados será seguida de um ritual xamânico, conduzido pela tribo Nawa do Condado de Maricá, a partir das 18h. O ritual será realizado ao redor de uma fogueira, simbolizando o encerramento do ciclo de aprendizado e a renovação das energias criativas dos participantes. O local escolhido para o evento, o Museu Casa Darcy Ribeiro, foi residência de um dos maiores defensores dos povos indígenas brasileiros, o que confere ao ritual um significado ainda mais profundo.
Kikah Monteiro, diretora administrativa do GAM e coordenadora do projeto, destaca a importância desse encerramento: “Realizar a formatura com o ritual da tribo Nawa no Museu Casa Darcy Ribeiro é uma forma de honrar nossas raízes e reconhecer o legado cultural e espiritual que nos cerca.”
Serviço:
Fonte: NIDES DE FREITAS