Visita a CLIN - creditos Nathália Lugão (31)

Foto/Divulgação: Nathália Lugão

A atividade faz parte das ações de educação ambiental em celebração ao Dia do Solo e da Reciclagem 

Na manhã desta quarta-feira (7), os educandos do Projeto Grael participaram de uma visita especial ao viveiro da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), no bairro São Lourenço. A atividade faz parte das ações de educação ambiental desenvolvidas pelo projeto e marcou as comemorações pelo Dia do Solo e pelo Dia da Reciclagem, celebrados no mês de maio.

Foto/Divulgação: Nathália Lugão

Durante a visita, os jovens puderam conhecer de perto o trabalho realizado pela CLIN na produção de mudas, reaproveitamento de materiais recicláveis e reflorestamento de áreas da cidade. A ação reforça a parceria entre o Projeto Grael e a CLIN, que transforma caixinhas de suco doadas pelos alunos em recipientes para o cultivo de mudas no viveiro. Posteriormente, essas mudas são utilizadas no reflorestamento de áreas urbanas e na recuperação da vegetação nativa de Niterói.

A experiência despertou a curiosidade e o senso de responsabilidade ambiental dos alunos, como conta Lucas, de 12 anos, que participa do Projeto Grael há três anos.

“Eu adorei o passeio! Aqui eles fazem um trabalho muito legal pela floresta e pela Mata Atlântica. Acho que a gente precisava cuidar mais das matas, das flores, regar mais as plantas… Ser mais cuidadoso mesmo. O que eles fazem aqui, com o reflorestamento, é muito importante. A gente aprendeu sobre as mudas que servem como alimento, as plantas medicinais, as PANCs… tudo isso ajuda a natureza e a nossa saúde também”, contou Lucas, empolgado com a experiência.

Ao todo, cerca de 20 alunos participaram da atividade e puderam conhecer de perto o processo de produção de mudas, a importância da compostagem e o reaproveitamento de materiais recicláveis no viveiro da CLIN.

“O passeio foi muito legal! Eu aprendi bastante e me senti mais conectada com o meio ambiente. Vi várias plantinhas que minha avó sempre fala em casa, como as medicinais e as que servem pra comida. Foi muito bom conhecer de perto e entender pra que servem”, disse a aluna de vela, Marcelly Rodrigues.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Grael, Monalisa Oliveira, o viveiro tem um papel essencial na sensibilização ambiental e na formação de novos agentes de transformação.

“Promover este passeio para os educandos é uma oportunidade incrível. Mostrar como o lixo pode se transformar em vida, e como cada um pode contribuir para o cuidado com o meio ambiente, é o que torna nosso trabalho ainda mais significativo. Essa troca de saberes com a CLIN é fundamental para construirmos uma cidade mais verde, consciente e com jovens cada vez mais engajados na conservação”, destacou.

A parceria entre o Projeto Grael e a CLIN reforça o compromisso com práticas sustentáveis e com a formação de jovens mais conscientes e engajados na conservação ambiental. A visita integra uma série de ações promovidas pela equipe de Meio Ambiente do Projeto Grael, dentro do programa Mar de Oportunidades, que conta com o apoio da Petrobras.

Fonte: Nathália Lugão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *