Aluna e atleta, Allany Tuze sonha com elite do surf e disputará torneios no Maracanã do Surf
“Educação e esporte precisam andar juntos. Os dois possuem em comum a capacidade de fazer de mim uma pessoa que quer aprender e evoluir sempre para atingir objetivos”, assinala Allany Tuze, surfista de 16 anos e aluna do Colégio Estadual Oscar de Macêdo Soares, em Saquarema, município da Região dos Lagos que recebeu, neste mês, os grandes nomes do surf mundial na etapa brasileira do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT),
A jovem se divide entre manter o foco nos estudos e nos treinos. Ela vislumbra um dia participar da elite mundial e ver suas inspirações tão de perto a motivou ainda mais. Enquanto batalha pelo sonho, Allany acompanhou e aprendeu com os seus ídolos no WSL.
Allany Tuze, surfista de 16 anos. Fotos/Divulgação: Ellan Lustosa – Seeduc – RJ
Desde 2017, quando começou a surfar, a atleta já foi campeã da 1ª etapa da Tríplice coroa de Saquarema sub-18, em 2022, e campeã no Circuito Puro Suco sub-12 – Nova Geração, em Niterói, ambos conquistados em 2019; vice-campeã estadual em 2018 e 2019.
A atleta está com a agenda cheia, nos dias 15 e 16 de julho, vai disputar o Torneio da Trípice Coroa Saquarema do Surf. Já dia 20, 21,22 e 23, ela participará do Torneio Estadual Pro/ AM, da Federação de Surf do Rio, ambos acontecerão na Praia de Itaúna, em Saquarema, Região dos Lagos.
Allany Tuze, surfista de 16 anos. Fotos/Divulgação: Ellan Lustosa – Seeduc – RJ
Ela conta quem são suas inspirações no surf.
“Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb são meus ídolos. Me espelho neles e no trabalho que eles fazem. Quero um dia ser como eles”, conta.
Ronaldo Monteiro, o “Jacaré”, é sufista e professor aposentado de Educação Física da rede estadual de ensino de Saquarema. Há 21 anos atuando como locutor do mundial de Saquarema, ele é reconhecido quando o assunto é surf. Já viu surfistas como João Chumbinho, – atual 3º lugar no ranking mundial – e Raoni Monteiro se consolidarem no esporte.
“Allany Tuze é uma atleta jovem e muito dedicada em todos os sentidos. Muito focada no que quer. Ela participa do Centro de Treinamento Léo Neves, que democratiza o acesso à prática do surf, aqui no município. Lá, um dos preceitos é que os alunos tenham boas notas e bom desempenho escolar. Ela é uma grande promessa do surf brasileiro. Já treinamos algumas vezes juntos”, disse “Jacaré”, como é conhecido na cidade por ter o mar como seu playground.
Allany Tuze, surfista de 16 anos. Fotos/Divulgação: Ellan Lustosa – Seeduc – RJ
A secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, destaca a importância do esporte como aliado da educação.
“Eles são fundamentais para a formação dos indivíduos. Através da atividade física é possível trabalhar em nossos jovens a cooperação, o companheirismo, a disciplina, a tolerância e o respeito ao próximo”, afirma a secretária.
Campeão mundial incentiva união da educação com esporte
O primeiro surfista atleta campeão Olímpico de Tóquio 2020, em 2021, é um defensor da dobradinha esporte e educação, tanto que mantém o Instituto Ítalo Ferreira, fundado em 2022, na Bahia. O instituto é uma entidade sem fins lucrativos, tendo como objetivo principal o esporte, a educação e a sustentabilidade.
“Nós acreditamos que dá uma direção e uma luz para as crianças. É importante ter o surfe como fio condutor para a educação e formação das crianças. Eu tenho um carinho enorme por esta ação” afirmou o campeão olímpico ao portal GQ Brasil.