Com objetivo de ensinar o respeito às diferenças, a Escola Estadual Municipalizada Mentor Couto, no Jardim Califórnia, promoveu, nesta sexta-feira (19), a culminância do projeto “Diversidade Cultural no Âmbito Escolar”, que aconteceu ao longo da semana, com trabalhos e oficinas com os alunos. Para encerrar a ação, a escola convidou o projeto Afrontando, que fez uma oficina de turbante e uma palestra sobre a cultura preta, desmistificando padrões da sociedade.
O evento contou com os trabalhos produzidos pelos alunos com garrafas pet, cartolina, TNT e outros materiais, com frases motivacionais que exaltavam a aceitação do outro e a autoestima. Segundo a diretora, Silvia Garcia, um dos desafios do mundo atual é não julgar as pessoas por serem diferentes.
“A valorização das diferenças é a chave para o novo tempo da educação na escola. Devemos tratar as diferenças como valores positivos para todo o processo de aprendizado e vivência dos alunos. Desse modo, teremos cidadãos respeitosos, críticos e conscientes de sua responsabilidade em tornar o mundo um lugar melhor para todos”, afirmou Silvia Garcia.
Explicando que os turbantes eram considerados coroas pelos reis africanos, as idealizadoras do projeto Afrontando foram colorindo os cabelos dos meninos e das meninas com tecidos de diferentes formas e amarrações. Para uma das representantes do projeto, Emily Gaudino, é imprescindível construir a autoestima e a sensação de pertencimento na criança desde os primeiros anos.
“É muito gratificante porque eu não tive isso na minha infância, então poder proporcionar esta ação para outras crianças e saber que a autoestima deles está sendo construída desde cedo, para mim é maravilhoso. Toda pessoa preta já sofreu algum tipo de racismo, principalmente dentro da escola”, contou Emily Gaudino.