“O desafio coletivo de construir um Rio melhor” é mais uma iniciativa trilhada a partir da Glocal Experience, realizada no ano passado
Rumo ao cumprimento da Agenda 2030, baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o fórum “O desafio coletivo de construir um Rio melhor” vai reunir especialistas e lideranças dos mais diferentes setores para debater cenários factíveis para o futuro do Rio de Janeiro. O encontro será realizado no dia 25 de janeiro, em formato presencial.
Esta é mais uma iniciativa trilhada a partir da Glocal Experience, um evento que aconteceu em julho, no Rio de Janeiro, e reuniu vozes brasileiras e globais em conferência na Marina da Glória, com presença de 38 mil pessoas e 250 horas de conteúdo.
A Glocal traz a missão de construir até abril os Cenários Transformadores do Rio de Janeiro, um laboratório de escuta social com metodologia da Reos Partners, empresa social internacional com experiência nos cinco continentes, da transição do Apartheid na África do Sul à busca pela paz na Colômbia das Farcs. Desse processo, ainda em construção, surgiram oito principais incertezas estruturais que precisam de ações colaborativas emergenciais: Saneamento básico, Segurança Pública, Desafios Ambientais, Desigualdade sócio territorial, Educação, Desemprego estrutural, Saúde Pública e Gestão pública.
Dividido em três painéis, o encontro abordará os temas: Sustentabilidade ambiental; Redução de desigualdades, desemprego e segurança pública; e O pacto social entre o cidadão e o Estado.
O fórum “O desafio coletivo de construir um Rio melhor” é uma correalização da Editora Globo e Dream Factory, apresentação do Instituto Águas do Rio e Aegea, patrocínio da Enel e Cedae e parceria de O GLOBO, Extra, Valor Econômico e CBN.
Programação:
Abertura:
Rodrigo Baggio – Head da Glocal Experience
Thiago Pampolha – Vice-governador do Estado do Rio de Janeiro
Duda Magalhães — Presidente da Dream Factory
Painel 1 – Sustentabilidade ambiental
Mediação:
Ana Lúcia Azevedo – Repórter especial do Globo
Palestrantes:
Alexandre Bianchini — Diretor-Presidente da Águas do Rio
Ana Asti – Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ) e diretora colegiada do Comitê Guandu — RJ
Sérgio Besserman – Coordenador Estratégico do Climate Reality Project Brasil (projeto do Al Gore no mundo todo)
Painel 2 – Redução de desigualdades, desemprego e segurança pública
Mediação:
Giampaolo Braga – Editor assistente do Globo
Palestrantes:
Alexandre Arraes – Secretário Municipal de Trabalho e Renda
Jailson de Souza – Sociólogo, fundador do Observatório de Favelas e diretor e fundador do Instituto Maria e João Aleixo
Joana Monteiro – Professora da FGV/EBAPE
Painel 3 – O pacto social entre o cidadão e o Estado
Mediação:
Giampaolo Braga – Editor assistente do Globo
Palestrantes:
Adnan Demachki – Advogado, empreendedor social e ex-prefeito de Paragominas
Claudia Costin – Fundadora e diretora do CEIPE FGV — o Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas
Daniel Souza – Presidente do Conselho da Associação do Comitê Rio da Ação da Cidadania contra A Fome, A Miséria e Pela Vida
Serviço
Fórum “O desafio coletivo de construir um Rio melhor”
Data: 25 de janeiro
Horário: de 9h30 às 13h
Fonte: Assessoria de imprensa Editora Globo – InPress Porter Novelli