Primeira ação vai acontecer na próxima segunda-feira (3)
Antecipando as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, os Ecopontos de São Gonçalo estarão realizando sorteios de prêmios e entrega de brindes para estimular a prática da coleta seletiva e reciclagem. Alguns sorteios serão mensais e outros serão semanais. A ação começa a valer a partir desta segunda-feira (3), com distribuição de cupons para quem quiser participar, e segue até junho. Os sorteios serão válidos para os dois Ecopontos: de Santa Luzia e Barro Vermelho.
O secretário de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, Edson Leal, responsável pelos Ecopontos, destacou a importância da iniciativa dos sorteios. “Os sorteios têm como objetivo incentivar a participação ativa da comunidade nos Ecopontos, promovendo a conscientização ambiental e a destinação correta de resíduos recicláveis. Desejamos que toda a população participe, se inscrevendo. Ações como essa ajudam também a dar visibilidade para a causa, destacando a importância da coleta seletiva e da reciclagem”, afirmou.
O consultor ambiental Edson Freitas explicou que os sorteios serão divididos em três modalidades: semanais, mensais e uma edição especial durante a Semana do Meio Ambiente, em junho, quando as ações serão diárias.
“Todas as pessoas que levarem seus materiais recicláveis aos pontos de coleta, e se enquadrarem nos requisitos, receberão um cupom para concorrer. Os prêmios variam entre brindes menores nos sorteios semanais e recompensas maiores nos sorteios mensais e especiais. Além de incentivar a participação da população, queremos destacar o papel essencial dos catadores na redução do descarte irregular e na preservação ambiental”, explicou.
Para participar do sorteio, é necessário que as pessoas levem, pelo menos, três quilos de materiais recicláveis aos Ecopontos. A partir daí, elas receberão um cupom no qual deverão informar o número da pesagem, o seu nome e um telefone para contato. Após ser preenchido, o cupom deverá ser depositado na urna localizada no respectivo Ecoponto. As urnas serão representadas por potes de vidro com abertura na tampa.
Os sorteios serão divididos em semanais e mensais. Os sorteios semanais serão feitos todas as segunda-feira (com exceção de feriados), a partir das 10h da manhã, nos Ecopontos (cada um dos Ecopontos realizará o seu sorteio respectivamente). Todos os cupons depositados nos dois Ecopontos estarão participando do sorteio mensal. Os prêmios serão divulgados previamente a cada semana.
Na Semana do Meio Ambiente, que vai do dia 2 ao dia 7 de junho, serão feitos sorteios diários, com prêmios especiais, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os sorteios também serão feitos às 10h, durante todos os dias. Todos os sorteios serão transmitidos ao vivo pelo Instagram da Associação Nacional da Cadeia Produtiva da Reiclagem (Ancapre).
Vale destacar que as pessoas que quiserem poderão assistir os sorteios ao vivo nos Ecopontos. O resgate do prêmio deverá ser feito no Ecoponto correspondente ao sorteio semanal ou em local previamente informado para o sorteio mensal.
Os Ecopontos
São nos ecopontos que os gonçalenses podem trocar resíduos e materiais recicláveis por dinheiro digital, creditado em um cartão que pode ser utilizado em estabelecimentos comerciais da cidade. Atualmente, estão em funcionamento dois Ecopontos no município: um localizado em Santa Luzia (localizado na Rua Visconde Seabra) e outro no Barro Vermelho (localizado na Rua Lúcio Tomé Feteira).
Nos Ecopontos, são aceitos materiais recicláveis de plásticos (garrafas PET, potes, embalagens de plástico em geral), papéis (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel), vidros (potes de alimentos, garrafas, copos, cacos de vidro), metais (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, panelas de alumínio, cobre, ferro), eletros (aparelhos de televisão, computadores, celulares, eletrodomésticos, rádios, geladeira, microondas) e óleo de cozinha vegetal usado.
O projeto é uma iniciativa da campanha “Limpa São Gonçalo” e foi desenvolvido pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, com o apoio da Eccos Sustentável. O Ecoponto surgiu a partir da Meta 18 do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), que prevê a implantação da coleta seletiva de lixo no município. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social, que emite a documentação necessária para o catador que não tiver documentos. Assim, ele poderá ser cadastrado e sua conta digital será aberta.