
Foto/Divulgação
Teofilo e Roberta Tostes convivem com tipos diferentes de deficiência e compartilham a herança de amor pela escrita deixada por seu pai “O poeta toma a pólis”, de Teofilo e “corpo-esconderijo”, de Roberta, falam sobre vida, violência e libertação
Unidos por laços de sangue, pelo afeto mútuo e pela paixão compartilhada pela escrita, especialmente pela poesia. Os irmãos Roberta e Teofilo Tostes herdaram esse gosto de seu já falecido pai e o levaram a novos lugares. Cada um já lançou 3 livros e, no dia 17 março, 4 dias antes do Dia Mundial da Poesia, farão um lançamento no Rio de Janeiro de seus últimos livros publicados: “corpo-esconderijo”, de Roberta, e “O Poeta toma a pólis”, de Teofilo. Além dessa conexão profunda entre os “irmãos poetas”, outro fator os torna singulares: cada um deles possui um tipo de deficiência.
Roberta teve um diagnóstico tardio de TEA (Transtorno do Espectro Autista) e essa consciência marcou profundamente sua poética. Ele foi para mesa de operação pela primeira vez com um dia de vida e sempre conviveu com as consequências de um conjunto de malformações (luxação coxofemoral e encurtamento da perna direita).
Os irmãos perderam o pai ainda crianças, e a partir das histórias contadas pela mãe sobre esse pai-poeta construíram o gosto pela literatura. Poucos anos depois se aventuraram pela primeira vez na escrita quando, em uma mudança, tiveram contato com alguns poemas do pai, copiados numa antiga agenda.

A escrita nutrida na adolescência amadureceu. Agora, Roberta e Teofilo publicam seus terceiros livros e vão realizar um lançamento conjunto na cidade do Rio de Janeiro, no Alfa Bar e Cultura. O lançamento das duas obras é um marco e um encontro nessa irmandade poética.
Publicado em junho de 2023 e lançado em São Paulo, na Livraria Patuscada, “O Poeta toma a pólis” (Editora Patuá), de Teofilo, se opõe a discursos de ódio em circulação no mundo, rememora traumas da pandemia, exalta a diversidade e a resistência, e questiona o lugar da poesia na sociedade contemporânea. Já “corpo-esconderijo” (Editora Libertinagem), livro de Roberta que será lançado no evento, toma as metamorfoses do corpo palavroso da linguagem como ponto partida para transformar em potência os roxos dos traumas. Ambos os livros estão totalmente marcados pela dimensão política dos corpos divergentes como espaço de afirmação da potência da vida.
O lançamento conjunto das duas obras será no dia 17 de março, domingo, das 15h às 19h, no Alfa Bar e Cultura (Rua do Mercado, 34, Centro, Rio de Janeiro).
Serviço:
Lançamento: 17 de março, domingo, no Alfa Bar e Cultura (Rua do Mercado, 34, Centro, Rio de Janeiro), a partir das
Livros: O poeta toma a pólis, de Teofilo Tostes, e corpo-esconderijo, de Roberta Tostes
Autores: Teofilo Tostes (@teofilotostes) e Roberta Tostes (@oabrirme)
Editoras: Patuá e Libertinagem
Preço: R$ 45,00 (cada)
Adquira os livros em: https://www.editorapatua.com.
https://www.
Fonte: Marcelo Boero