Inscrições estão abertas até o dia 16 de fevereiro, para maiores de 21 anos, com registro profissional em artes cênicas (DRT)
A Associação Doutores da Alegria está em busca de três artistas que formarão o novo elenco de seu programa de visitas hospitalares no Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas até o dia 16 de fevereiro e se destinam a maiores de 21 anos com registro profissional em artes cênicas (DRT).
A seleção se volta a profissionais com especialização, prática e experiência na linguagem do palhaço. Os artistas atuarão duas vezes por semana e participarão de atividades como reuniões institucionais, treinamentos e ações artísticas em empresas.
A unidade Rio de Janeiro dos Doutores da Alegria desenvolve hoje o programa Plateias Hospitalares que leva espetáculos de outros grupos artísticos a hospitais locais, sob curadoria da associação. A partir da seleção do novo elenco, abre-se também à experiência de manter um trio de palhaços na rotina do ambiente hospitalar.
A organização incentiva a inscrição de seleção de pessoas negras, indígenas, transgênero, pessoas com deficiência e pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+.
O edital do processo seletivo pode ser acessado neste link. Os candidatos devem enviar para o e-mail editalrj@doutoresdaalegria.
Após uma primeira etapa, os pré-selecionados participarão de atividades e exercícios práticos de jogo e introdução à linguagem do palhaço, seguida de entrevista online. O resultado será divulgado no dia 20 de março.
Doutores da Alegria – Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.
Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo (SP) e Recife (PE). No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.
Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? – O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas.
Mais informações em www.doutoresdaalegria.org.br.
Fonte: Edison Paes de Melo – Lúcio Nunes – Ascom/Doutores da Alegria