O Dia dos Namorados, comemorado na próxima quarta-feira, 12 de junho, deverá movimentar R$ 2,59 bilhões em volumes de vendas, de acordo com cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A estimativa representa um aumento de 5,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo a economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Nadja Heiderich,
“Enquanto alguns itens, como chocolates, perfumes e atividades culturais, apresentaram aumentos significativos, outras categorias, como pacotes turísticos, ofereceram oportunidades de economia”, afirma Nadja.
Em São Paulo, as variações foram mais extremas, com alguns produtos e serviços se tornando mais caros e outros mais baratos, o que destaca a importância de comparar preços e considerar alternativas ao planejar a celebração.
Presentes Populares no Brasil
Os chocolates, um presente clássico, tiveram um aumento de preço superior ao IPCA geral, refletindo um crescimento mais significativo. Os vinhos também ficaram um pouco mais caros, mas o aumento foi menor que o IPCA. As joias seguiram a mesma tendência, com um aumento leve, e os perfumes apresentaram uma variação um pouco acima da média nacional de inflação.
Passeios e Experiências no Brasil
Atividades culturais, como ir ao cinema, teatro ou concertos, tiveram um aumento nos preços mais acentuado do que o IPCA geral. Por outro lado, os pacotes turísticos ficaram mais baratos, oferecendo uma opção mais econômica para os casais que desejam viajar.
Acessórios de Moda no Brasil
Os preços das bolsas e tênis aumentaram, com os tênis apresentando um crescimento mais alto que o IPCA geral, enquanto as bolsas tiveram um aumento mais moderado.
Roupas no Brasil
As roupas masculinas e femininas tiveram aumentos menores que o IPCA geral, com destaque para a roupa feminina, que apresentou um incremento bastante baixo.
Preços em São Paulo
Quando se trata da região metropolitana de São Paulo, as variações de preço apresentaram algumas diferenças em relação à média nacional:
Em São Paulo, o aumento dos preços foi mais acentuado em várias categorias, especialmente para chocolates e perfumes, que subiram bem acima do IPCA geral. Por outro lado, houve reduções notáveis no preço das joias e roupas masculinas e femininas, tornando-as opções mais acessíveis. Atividades culturais tiveram um aumento alinhado com a média nacional, enquanto pacotes turísticos ficaram ainda mais baratos na região.
A especialista: Nadja Heiderich
Sobre a FECAP
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em Educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade no Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos e livres. Diversos indicadores de desempenho comprovam a qualidade do ensino da FECAP: nota 5 (máxima) no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e no Guia da Faculdade Estadão Quero Educação 2021, e o reconhecimento como melhor centro universitário do Estado de São Paulo segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, a FECAP está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.
Fonte: FECAP