Ingrediente principal para relações duradouras seria a honestidade, eleita a mais importante para 84% dos entrevistados
Honestidade, respeito e lealdade. No mês em que diversos países comemoram o chamado Dia do Amigo — por aqui, celebrado em 20 de julho —, brasileiros de todas as regiões revelam: essas são, sem sombra de dúvidas, as características que mais prezam em uma amizade… e que devem permanecer como sua base para que a parceria não chegue ao fim.
Quem traz os dados é a Preply, plataforma que, nas últimas semanas, pediu que entrevistados de Norte a Sul revelassem detalhes sobre como se relacionam com seus círculos de amigos, entre os assuntos preferidos entre os confidentes, os apelidos carinhosos para se referir aos “camaradas” e os espaços mais propícios para desenvolver futuras relações de confiança.
Na visão dos ouvidos pela especialista em idiomas, aliás, seriam três as razões mais comuns para cortar os laços com antigas amizades: falta de confiança (58%), traição (52,6%) e, claro, distanciamentos que acontecem de forma natural (42,6%).
Brasileiros desabafam mais com amigos do que com parceiros
Fofocas, desabafos, pedidos de conselhos… sendo os diálogos a base de qualquer amizade dentro e fora do Brasil, não surpreende que, durante o estudo, os brasileiros tenham compartilhado tantos detalhes sobre os bate-papos que costumam ter com seus amigos — na opinião da maior parte dos entrevistados (36,4%), o círculo social com quem mais desabafam, à frente dos parceiros amorosos (32,2%) e da própria família (21,2%).
A regularidade das conversas, ao que tudo indica, é um ponto importante: cerca de 9 em cada 10 respondentes disseram interagir com seus colegas semanalmente ou todos dias, geralmente por meio de mensagens em apps como o Whatsapp e o Telegram (86,2%). Mesmo com suas praticidades, contudo, o digital divide espaço com os encontros presenciais, que seguem como os preferidos de 42,4% para matar a saudade dos queridos amigos.
Ora, mas o que renderia tanto assunto para conversas que surgem nas redes sociais, se transformam em videochamadas e muitas vezes terminam nas mesas de bar? Provando que tudo vira assunto quando se está com alguém tão especial, os temas mais comuns nas conversas entre amigos não poderiam ser mais variados e passam por questões profissionais (55,6%), memes (45,2%) e indicações de filmes, livros e séries (53,2%).
Sobre a Preply
A Preply é uma plataforma online de aprendizagem de idiomas que conecta professores a centenas de milhares de alunos em 180 países em todo o mundo. Atualmente, mais de 40.000 tutores ensinam mais de 50 idiomas, impulsionados por um algoritmo de aprendizado de máquina que recomenda os melhores professores para cada aluno. Fundada nos Estados Unidos, em 2012, por três ucranianos, Kirill Bigai, Serge Lukyanov e Dmytro Voloshyn, a Preply cresceu de uma equipe de três pessoas para uma empresa com mais de 600 funcionários de 62 nacionalidades diferentes, com escritórios em Barcelona, Nova York e Kiev.
Fonte: Helvio Caldeira