Foto/Divulgação: Clarildo Menezes
Iniciativa oferece atendimentos e avaliações odontológicas na Praça do Barroco, em Itaipuaçu, disponibilizando também outros serviços de cidadania e bem-estar
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na sexta-feira (07/11) o Dia D do Novembro Vermelho, ação voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de boca, que marca o mês de mobilização sobre a temática. A atividade, promovida na Praça do Barroco, em Itaipuaçu, reuniu equipes de saúde bucal, profissionais de outras secretarias e órgãos parceiros em uma grande ação de conscientização e cuidado com o bem-estar bucal.
Durante o evento, 150 pacientes foram atendidos nos serviços de odontologia, com realização de consultas, orientações preventivas e palestras educativas sobre os principais fatores de risco da doença, como tabagismo, consumo excessivo de álcool e exposição solar sem proteção. A mobilização resultou na identificação de dois casos suspeitos de câncer de boca, que já foram encaminhados para acompanhamento e diagnóstico detalhado pela rede municipal de saúde.

Além do atendimento odontológico, a ação contou com o suporte de outras secretarias e órgãos parceiros. O Detran ofereceu segundas vias de documentos; a Secretaria de Trabalho disponibilizou um balcão de empregos; a Companhia Maricá Alimentos (AMAR) apresentou os seus produtos; a Secretaria de Eventos apresentou os seus serviços; e as equipes de saúde realizaram vacinação, testes rápidos para ISTs e auriculoterapia.
Para o secretário de Saúde, Marcelo Velho, o Dia D reforça o compromisso da gestão com a prevenção e o cuidado contínuo da população.
“A saúde bucal é parte essencial da qualidade de vida. Com o Dia D do Novembro Vermelho, conseguimos levar informação, atendimento e acolhimento a diversas pessoas, além de identificar precocemente casos suspeitos que podem ser tratados com sucesso. Essa é a prova de que o cuidado preventivo salva vidas e fortalece nossa rede de atenção à saúde”, destacou.

Aline Brito, subsecretária de Políticas Odontológicas do município, ressaltou o impacto da iniciativa para fortalecer a conscientização e levar informações qualificadas aos moradores.
“Essa ação foi de extrema importância, combatendo o câncer de boca com a atuação das equipes de odontologia do município. O trabalho foi de conscientização e promoção da saúde, apresentando os fatores de risco para a doença e como tratar. Além disso, outras secretarias e órgãos parceiros atuaram na iniciativa, promovendo o bem-estar em várias frentes”, acrescentou.

Ingrid Sant’ Angelo, estomatologista que atua na cidade, explicou os sinais que podem ajudar na identificação precoce do câncer de boca.
“Nos unimos à mobilização da campanha nacional contra o câncer de boca. Estamos conversando com os usuários que estão circulando pela praça, alertando dos sinais dessa doença. As pessoas precisam ter atenção a feridas que não cicatrizam, manchas brancas ou vermelhas na região da boca, dentre outros sintomas. O dentista tem um papel essencial nesse processo, por isso é fundamental o acompanhamento regular para o diagnóstico precoce”, frisou.
Tânia Regina, moradora do Barroco, participou e aprovou a programação do Dia D do Novembro Vermelho.
“Estava passando para ir ao mercado e aproveitei para participar dessa iniciativa maravilhosa. Fui atendida pela dentista e encaminhada para a unidade de saúde de Itaocaia Valley, onde já fui recebida, avaliada e marcada para manter o acompanhamento”, pontuou.
Fonte: www.marica.rj.gov.br
