Presidente Adolfo Konder ressalta a importância da municipalização para aumentar a segurança viária e reduzir acidentes
O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, entregou nesta sexta-feira (19/5) certificados de conclusão do curso de formação a 39 agentes de trânsito de sete municípios fluminenses: Barra do Piraí, Cachoeiras de Macacu, Itaocara, Mangaratiba, Maricá, Miguel Pereira e Vassouras. O curso foi ministrado por instrutores da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ para profissionais que exercem atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Konder ressaltou a importância da municipalização do trânsito. De acordo com ele, 83% das prefeituras do Estado do Rio têm convênios para administração do trânsito em suas cidades, e o desafio do Detran.RJ é estender esta parceria a todos os 92 municípios do estado.“Os municípios têm importância fundamental para o trânsito. Quem sabe lá na ponta, de verdade, onde estão os desafios do trânsito, quais são as vias com mais acidentes, as vias com mais roubos e furtos, são os agentes dos municípios. São eles que conhecem os problemas locais. As ações do Detran.RJ têm de ser feitas em conjunto com os municípios. Essa integração é fundamental para que os nossos serviços cheguem com qualidade a todos. O governador Cláudio Castro sempre diz que só existe um estado forte se houver um interior forte, uma Região Metropolitana forte, municípios fortes”, afirmou Adolfo Konder.
Fotos/Divulgação: Alexandre Simonini/Detran.RJ
O coronel Leandro Pereira Gonçalves, comandante do Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (Ciespp), da Polícia Militar, disse que a atuação dos agentes de trânsito reflete diretamente na redução da mancha criminal, especialmente em relação ao roubo de rua e roubo de veículos. “Vocês agora estão preparados para oferecer um serviço de qualidade para a sociedade”, disse ele.
Em nome dos municípios, o secretário de Trânsito de Itaocara, César Tiago Ferreira, agradeceu ao Detran.RJ pela parceria com as prefeituras fluminenses e disse que a capacitação dos agentes vai facilitar a organização do trânsito nas cidades. O coordenador de Fiscalização do Detran.RJ, Marcus Moreira, ressaltou que o Detran.RJ realizou, desde julho, cerca de 2 mil operações em parceria com a PM, a Polícia Civil e o Detro, retirando de circulação mais de 13 mil motocicletas e 7 mil automóveis irregulares.
Fotos/Divulgação: Alexandre Simonini/Detran.RJ
Também fizeram pronunciamentos o coordenador de Educação do Detran.RJ, Armando Uema; o presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran.RJ), Augusto Lima; o coordenador de Julgamento e Controle de Infrações, Hugo Leonan; e o coordenador do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), Joel Mendes.
O presidente Adolfo Konder foi homenageado e recebeu certificados de agradecimento do comandante da Guarda Municipal de Barra do Piraí, Enoch Sacci de Melo, e do secretário de Trânsito e Engenharia Viária de Maricá, Marcio Carvalho, que elogiou a parceria do Governo do Estado com os municípios.