Como parte das celebrações da Semana Nacional de Trânsito, equipes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ e do Corpo de Bombeiros fizeram uma simulação de um acidente com motocicleta e o socorro da vítima, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio. No local um motociclista simulou uma queda e foi socorrido pela equipe dos bombeiros.
O acidente simulado é um alerta à população, tanto motoristas quanto pedestres para que respeitem as regras de trânsito com o intuito de coibir o índice de acidentes que aumentaram e muitos se tornaram fatais. Para o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Marcus Moreira, o respeito às regras vão ao encontro do slogan da campanha “ Paz no trânsito começa por você”.
“A Semana Nacional de Trânsito é um momento importante para refletirmos sobre a segurança nas vias e a necessidade de mudança de comportamento de todos os envolvidos no trânsito: motoristas, pedestres e ciclistas. O índice elevado de sinistros e mortes reforça a urgência de promovermos a educação no trânsito como ferramenta essencial para salvar vidas. Respeitar as regras de trânsito não se trata apenas de evitar multas, mas sim de garantir a segurança de todos. A mudança de comportamento é um passo fundamental para reverter o quadro alarmante de sinistros de trânsito”, disse.
O porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Fábio Contreiras fez coro com o coordenador do Detran e ressaltou que os acidentes poderiam ter sido evitados se as normas de trânsito fossem cumpridas.
“Só esse ano, o Corpo de Bombeiros do Rio foi acionado para mais de 52.000 acidentes de trânsito. A grande maioria desses acidentes poderiam ser evitados evitando a mistura de bebidas alcoólicas com a direção, mantendo a manutenção dos veículos em dia e também respeitando as normas de trânsito. Prevenção sempre será a melhor opção”.
Nesta segunda-feira 23/09, além da simulação de um acidente na Avenida Presidente Vargas, equipes do Detran.RJ também abordaram pedestres e motoristas para que pudessem testar os óculos que simulam sensação de dirigir sob influência do álcool, sono e substâncias entorpecentes. Foram distribuídos, também, folhetos educativos.