
Foto/Divulgação: Alexandre Simonini/Detran RJ
O Detran RJ deu início, nesta quinta-feira (18/9), às atividades da Semana Nacional de Trânsito (SNT), com uma ação de conscientização realizada na Praça do Pedágio da Ponte Rio-Niterói. Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a campanha vai até o dia 25 de setembro, com programações educativas em diferentes localidades.
A iniciativa contou com a parceria da Polícia Rodoviária Federal, da Ecoponte e de outros órgãos ligados ao trânsito. Durante a blitz educativa, motociclistas foram convidados a participar de um circuito com atividades práticas e dinâmicas. Os condutores assistiram a um filme sobre segurança viária, simularam o impacto de uma colisão de motocicleta e participaram de uma atividade que mostrava os efeitos do álcool e das drogas na direção.

Para o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, a Semana Nacional de Trânsito é o momento ideal para reforçar a importância da conscientização e da responsabilidade no trânsito.
“Nosso maior objetivo é preservar vidas, e isso só é possível com atitudes seguras, respeito às leis e empatia entre todos os atores do trânsito. Prevenir acidentes é um compromisso de todos nós.”
O representante comercial Ítalo Rosemberg aprovou as ações de conscientização.
“Moto não é brincadeira, temos de ter atenção redobrada. Falo isso sempre para o meu filho, que começou a pilotar motocicleta recentemente. Atividades educativas são fundamentais para conscientizar os condutores, principalmente os mais jovens, que não têm muita experiência”, disse o morador de São João de Meriti.
O motofretista Vinicius Monteiro também elogiou a blitz.
“Achei muito importante a iniciativa. Muitas vezes a gente só se lembra das regras de trânsito quando acontece um acidente, e ações como essa servem para nos conscientizar. É um alerta para que todos dirijam com mais responsabilidade”, afirmou.
Para chamar a atenção da população para a prevenção de acidentes, o Detran RJ vai intensificar as ações educativas na Semana Nacional de Trânsito (SNT), com palestras, jogos e ações de conscientização nas ruas e escolas.
“Nosso intuito é provocar uma mudança de comportamento para construirmos um trânsito mais seguro, humano e solidário”, destacou o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran RJ, Marcus Moreira.