Designers formadas na Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Esdi/Uerj) desenharam as peças para a Medalha de Mérito Cultural Alcione, participando da concepção, detalhamento e orientação da honraria, criada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com o objetivo de reconhecer os destaques fluminenses no segmento do samba. A celebração de entrega do prêmio fez parte das comemorações do mês da Consciência Negra e do aniversário da homenageada.
A premiação será anual e vai contemplar 10 categorias: sambista, revelação, cantor e cantora de samba, melhor compositor e compositora, melhor instrumentista feminino e masculino, produtor e produtora cultural de samba, projeto destaque e projeto destaque do território.
“Estamos celebrando o Brasil, nossa cultura, nossa identidade e nossos ícones. Alcione é uma das figuras mais importantes da nossa música. Não é à toa que ela dá nome à medalha. O Rio todo celebra Alcione e festeja o samba, que é patrimônio imaterial e cultural do nosso estado”, comemorou o governador Cláudio Castro durante a solenidade que, nessa primeira edição, agraciou os cantores Diogo Nogueira, Arlindinho, Marina Íris, Moacyr Luz, entre outros.
A proposta de parceria para a produção do emblema partiu da Secretaria Estadual de Cultura, que entrou em contato com a diretora da Esdi, a professora Ligia Medeiros. Em seguida, foram selecionados os nomes de Joyce Oliveira, Raquel Souza e Stéphanie Dias, designers formadas pela Escola e que ficaram responsáveis pelo desenho, conceito, fechamento e gerenciamento da produção das medalhas. A peça final apresenta, na frente, o rosto de Alcione e, no verso, uma ilustração diferente para cada uma das categorias.
“Em abril, começamos com a fase de pesquisa, estudando a vida e carreira de Alcione para mapear as informações que poderíamos trazer para o projeto. Inicialmente, o briefing era uma homenagem aos seus 50 anos de carreira, mas em seguida foi ampliado, criando a Medalha. A proposta foi finalizada em outubro e executada em 21 de novembro, dia do aniversário da Alcione, na quadra da Mangueira, sua escola de samba do coração”, relata Raquel.
Para as designers, a colaboração em todo o processo foi ainda mais significativa por se tratar da cantora nordestina: “É o reconhecimento de toda trajetória marcante de uma mulher maranhense, que viveu boa parte da sua vida aqui no Rio. Então, nada mais justo que o Estado do Rio faça essa homenagem tão bonita à carreira linda da Marrom. A medalha foi criada por alunas negras, periféricas, que conhecem e amam a grande artista que é Alcione. Então, foi tudo desenvolvido com muito amor e animação, para que os desenhos fossem especiais”, explica Joyce.
“Para nós três foi muito significativo participar da criação de algo que é importante em vários níveis. Primeiro, pelo tributo à Alcione, por quem somos apaixonadas e merece todas as distinções possíveis. Segundo, pelo reconhecimento de artistas e iniciativas ligados ao samba e que fazem tanta diferença na nossa cultura”, acrescenta Stéphanie.
“Agradecemos à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa pelo convite para participar desse projeto e demonstrar as múltiplas oportunidades de atuação dos designers formados na Esdi”, completa a professora Ligia, do Departamento de Projeto de Produto.