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Foto/Divulgação

Atividade faz parte do projeto “São Gonçalo Resiliente”

Buscando manter um contato mais próximo com a população, além de levar diversas orientações em caso de desastres naturais, a Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo realiza regularmente os exercícios simulados de desocupação por todo o município. Apenas neste ano de 2024, sete simulados foram realizados e, em média, cada um contou com a participação de cem pessoas.

A atividade faz parte do projeto “São Gonçalo Resiliente”, idealizado para mostrar aos moradores como deve ser o deslocamento rápido e com segurança de suas casas, após o toque da sirene do Sistema de Alerta e Alarme, em dias de desastres de origens naturais, até o ponto de apoio.

Neste ano, foram feitos simulados nos seguintes bairros: Tenente Jardim (março), Porto Novo (maio), Gradim (junho), Sete Pontes (julho), Covanca (setembro), Itaúna (outubro), Boa Vista (novembro).

Em todos os simulados, a comunidade é avisada previamente sobre o que vai acontecer e o que deve ser feito. E, no dia da ação, os agentes da Defesa Civil também vão às residências avisar e convidar os moradores, que recebem orientações sobre o funcionamento do sistema de alerta feito via mensagem de texto e outros serviços oferecidos pelo órgão.

O subsecretário de Defesa Civil, Major Felipe Assumpção, destacou a importância de ações como essa para o município. “A participação da população é importante para que os moradores conheçam o som da sirene e saibam como proceder até o ponto de apoio nos casos de alagamentos e deslizamentos. Queremos também nos aproximar da população e os simulados são uma oportunidade para isso. Durante a ação, os servidores também ouvem os problemas da comunidade e fazem avaliações de riscos após triagem. O objetivo é prevenir uma tragédia com orientação”, afirmou.

A ação conta também com o apoio de agentes da Saúde, que oferecem serviços como vacinação, aferição de pressão, teste de glicose, além de serviços de odontologia. No local, também é possível tirar dúvidas sobre regularização de documentos com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Fonte: PMSG

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