Projeto tem início em colégio do Novo México
Com o objetivo de promover uma cultura de prevenção e percepção de risco, desenvolvendo uma sociedade mais consciente no futuro, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil, por meio da Subsecretaria de Defesa Civil, em parceira com a Secretaria de Educação, está trabalhando no projeto Defesa Civil do Futuro, na Escola Municipal Deputado José Carlos Brandão Monteiro, no Novo México.
Com prática de proteção e percepção de risco, por meio de atividades lúdicas e esportivas, o projeto é dividido em quatro etapas, uma vez por semana, e visa ao atendimento de alunos da rede municipal de 7 a 12 anos, com o objetivo de estar em uma nova escola a cada mês.
“É essencial cuidarmos do nosso futuro, que são nossas crianças e jovens, pois as atividades vão além da transmissão de conhecimentos, contribuindo também para a formação cidadã dos estudantes, promovendo a transformação do meio social, onde cada um se reconhece como responsável pela sua proteção. Acreditamos que a Defesa Civil, através da Educação, é um dos pilares de uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou o subsecretário de Defesa Civil, coronel Fernando Rodrigues.
O ambiente escolar, para a Defesa Civil, é o lugar mais propício para a formação do senso crítico e de responsabilidade social dos jovens. Este elo entre a Defesa Civil e a comunidade traz condições para que crianças e jovens possam atuar como parceiros, alcançando um nível de consciência onde a ação seja coletiva.
“O projeto Defesa Civil do Futuro é importantíssimo no ambiente escolar, já que por meio de atividades lúdicas eles passam uma lição muito valiosa de prevenção e organização com objetivo de redução de desastres. Ter contato com esses ensinamentos na infância pode ser decisivo em um momento de emergência”, disse o secretário de Educação, Maurício Nascimento.