Multiplicadores. Assim foram chamados os alunos da quinta turma do curso de voluntariado da Defesa Civil de São Gonçalo. Com duração de dois meses, o preparatório tem o objetivo de capacitar para ações preventivas e auxílio em calamidades públicas.
Atualmente com mais de 300 voluntários em São Gonçalo e municípios limítrofes, a Defesa Civil é o órgão responsável por coordenar ações de prevenção e logística em casos de desastres.
Dentre as disciplinas do curso estão: Conhecendo a Defesa Civil e suas atribuições, noções básicas de engenharia civil, primeiros socorros e prevenção e combate a pequenos incêndios.
“Temos feito muitas ações de prevenção e é fundamental termos pessoas em diferentes pontos da cidade para ampliarmos ainda mais essa rede!”, ressaltou o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag. As amigas Thayla Cristina de Souza, de 22 anos, e Beatriz Costa Marques, 20, moradoras do Boaçu, ingressaram juntas no curso com o mesmo objetivo: ajudar a comunidade em que vivem. “Nós já realizamos algumas ações no Salgueiro ajudando pessoas e levando mantimentos, em uma das últimas chuvas. Então decidi fazer o curso para aprender mais e poder ajudar de forma mais efetiva a minha comunidade e as pessoas que precisam!”, afirmou Beatriz. Os voluntários auxiliam no acionamento de sirenes, evacuação de locais de risco e condução da população para os pontos seguros de acolhimento.