Projeto incentiva empreendedorismo e autoestima feminina
A 10ª turma do projeto Lidera Mulher, desenvolvido pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo em parceria com o Sebrae, foi iniciada na tarde desta quinta-feira (18), no Espaço Mais Conhecimento, do Partage Shopping.
O Lidera Mulher tem como objetivo capacitar e apoiar mulheres para práticas empreendedoras, através de incentivo à qualificação e ao empreendedorismo. O projeto, que vem se consolidando a cada nova turma, oferece de forma gratuita aulas sobre formalização, administração e planejamento de negócios, técnicas de vendas e uso das mídias sociais.
Ao todo, 168 mulheres vão participar da 10ª turma. As aulas acontecem sempre às quintas-feiras, de 13h às 17h, no Espaço Mais Conhecimento, durante três meses.
“A cada edição, centenas de mulheres procuram a Subsecretaria da Mulher com o desejo de encontrar alternativas para a autonomia financeira, e é aí que entramos em ação com nosso projeto. É importante capacitar e orientar essas mulheres no que se refere ao empreendedorismo feminino, buscando trabalhar também o fortalecimento da autoestima, a autonomia e o reconhecimento da potência da mulher e seus múltiplos papéis”, afirmou a subsecretária Ana Cristina da Silva.
Com a conclusão do curso, as empreendedoras são orientadas e incentivadas a colocar em prática o que aprenderam através da divulgação e trabalho coletivo no Espaço Lidera Mulher, onde elas poderão expor seus trabalhos e ampliar suas vendas. Além de ser um local para exposição, são realizadas rodas de conversas com temáticas que fazem parte do cotidiano das mulheres que procuram o projeto em busca de sua autonomia financeira.
A Feira da Mulher Empreendedora também abre espaço para essas alunas após a conclusão, neste caso, apenas para aquelas que trabalham com técnicas de artesanato.
“É importante destacar que o Lidera Mulher está para além das aulas. As mulheres participantes recebem informações sobre violência doméstica mas também sobre política pública da mulher na cidade de São Gonçalo. O projeto tem visibilidade e hoje é um sucesso na nossa cidade porque ele tem o acompanhamento técnico, não só de aulas com os instrutores do Sebrae, mas também com técnicos especializados da subsecretaria. O governo do Capitão Nelson tem apoiado bastante o projeto Lidera Mulher, pois acredita que nele as mulheres terão a oportunidade de se tornarem grandes empreendedoras”, finalizou a subsecretária.