Após reprocessar os dados de 1,9 milhão de pessoas cadastradas para receberem o Abono Salarial do Pis/Pasep que, em fevereiro, apresentaram inconsistências na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) concluiu que mais 1.671.810 trabalhadores estão aptos a receber o benefício do governo.
De acordo com a Dataprev, o reprocessamento teve o objetivo de evitar pedidos adicionais de revisão do abono salarial e garantir o benefício aos trabalhadores. Os mais de 1,6 milhão de novos beneficiados devem receber o abono nos dias 29 e 31 de março, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência (MPT). A primeira data é reservada para os trabalhadores que, no calendário normal, receberiam em fevereiro. Já a segunda, para aqueles receberiam em março.
Para saber se está apto a receber o abono, é preciso acessar a Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) ou a plataforma serviços do trabalho no Portal Gov.br. A Dataprev acrescenta que, para dar mais transparência ao processo de pagamento, equipes técnicas da empresa “estão em fase final de desenvolvimento do módulo tecnológico na CTPS Digital que permitirá ao cidadão visualizar os motivos de inelegibilidade”. A nova funcionalidade poderá ser utilizada até 6ª feira (18/03). Fonte: EBC