
Deputada Federal e atual Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Rosangela Gomes. Foto/Divulgação
Uma trajetória marcada pela busca incansável por igualdade de oportunidades para as mulheres na política, pelo fortalecimento das políticas sociais e pela fé. Rosangela Gomes, nascida em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, venceu barreiras impostas pelas estatísticas e provou que é possível mudar realidades. De origem humilde, enfrentou inúmeros desafios até conquistar um mandato na Câmara dos Deputados e chegar à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Ao romper com padrões de exclusão num ambiente político predominantemente masculino e branco, Rosangela consolidou-se como uma voz firme e respeitada na vida pública, defendendo com coragem e sensibilidade causas fundamentais para o Brasil. Sua trajetória de superação, marcada por obstáculos familiares e sociais, está registrada no livro “Uma história sobre fé e perseverança”, lançado pela Editora Record neste sábado, 2 de agosto, durante a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty.
Em um encontro com o público e convidados, a autora emocionou-se ao recordar momentos marcantes de sua vida:
“Fui apontada nas ruas por conta da história dos meus pais, mas nunca deixei de amá-los. Depois de Deus, eles eram tudo para mim. Houve momentos em que pensei em desistir, mas com fé dei a volta por cima. E não me canso de dizer: com trabalho e perseverança, é possível vencer. Hoje, reforço sempre a importância de termos mais mulheres na política. Precisamos ocupar os espaços de liderança. Só assim construiremos políticas públicas mais justas, igualitárias e inclusivas.”
Rosangela Gomes é atualmente secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, licenciada de seu terceiro mandato como deputada federal. A menina da periferia mostrou que sua jornada era, e continua sendo, séria e transformadora. A fala serena e a escuta atenta continuam sendo marcas de sua personalidade, mas foi com coragem, fé e compromisso com o povo que ela transformou a política em um espaço de inclusão — e inspira, todos os dias, outras meninas a acreditarem que podem transformar o mundo também.
Fonte: Ascom