O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) ingressou, na última semana, com representação no Ministério Público Estadual contra a substituição de médicos concursados no serviço de cirurgia pediátrica do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho (Getulinho), localizado em Niterói. Os profissionais foram substituídos por médicos contratados pela Organização Social Ideias, que atende a Fundação Municipal de Niterói. A medida pede explicações do gestor público sobre a troca de médicos estatutários experientes por profissionais contratados como pessoa jurídica, com remuneração três vezes maior que a dos servidores que foram afastados das mesmas atividades.
“A classe médica precisa se mobilizar contra o desmonte dos serviços públicos de saúde. A contratação por meio de vínculos empregatícios precários não atende aos anseios da população por uma construção de serviços de qualidade, que valorizem a experiência e a qualificação dos médicos. O Conselho tomará as medidas possíveis para mudar tal realidade”, afirma o diretor do Cremerj Yuri Salles.
No último mês, a Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro, por meio de nota oficial, também se manifestou contra essa substituição. A responsabilidade dos médicos gestores envolvidos na decisão continua a ser apurada pelo Cremerj.