A concessão de crédito pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento econômico individual e, por consequência, para o crescimento de um país
O uso consciente do crédito pode ser uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de pessoas e negócios, desde que utilizado com responsabilidade e planejamento.
Com acesso ao crédito, as pessoas podem obter capital para iniciar ou expandir seus negócios, comprar equipamentos, contratar funcionários e investir em marketing, gerando renda, criando empregos e impulsionando a atividade econômica local; adquirir estoque e oferecer mais serviços aos clientes; custear mensalidades de cursos, livros e outros itens necessários para o estudo, permitindo ter acesso à educação e desenvolver suas habilidades, aumentando suas chances de conseguir melhores empregos no futuro; entre vários outros benefícios.
No caso específico da educação, o crédito pode ajudar a financiar mensalidades de cursos de graduação, pós-graduação, especialização e cursos técnicos, possibilitando o acesso à educação de qualidade, mesmo para quem não possui recursos próprios suficientes. “Isso permite que os estudantes adquiram as habilidades e conhecimentos necessários para alcançar seus objetivos profissionais e aumentar suas chances de sucesso no mercado de trabalho”, atesta Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB Educação, fintech especializada em crédito educacional, que tem a missão de democratizar o conhecimento para transformar a economia por meio da educação.
Na visão de Boesso, o estudante deve construir um histórico de crédito positivo, utilizando as várias modalidades de pagamento de forma consciente, pois facilita o acesso a outros tipos de crédito, como financiamentos e empréstimos, quando necessário. “É importante que os estudantes gerenciem seus orçamentos de forma mais eficiente, aprendendo a controlar seus gastos e evitar o endividamento excessivo, atrasos e inadimplência, mantendo o pagamento das contas em dia. Isso demonstra responsabilidade financeira e aumenta as chances de aprovação em futuras solicitações de crédito, bem como desenvolve habilidades financeiras valiosas que serão úteis para o resto de suas vidas”, ensina.
Boesso ainda ressalta que antes de utilizar o crédito, os estudantes devem avaliar suas necessidades reais, evitando gastos desnecessários com compras impulsivas ou supérfluas. Ele ainda recomenda comparar as diferentes opções de linhas de crédito como, por exemplo, a oferecida pela TMB Educação, de pagamento por meio de boleto bancário. “Se a pessoa enfrentar dificuldades para pagar suas dívidas, existem diversas instituições que oferecem orientação e apoio financeiro”, indica.
Crédito no setor de infoprodutos
A concessão de crédito por parte de infoprodutores aos compradores de seus produtos pode ser uma estratégia interessante, com potencial para impulsionar o crescimento dos clientes de diversas maneiras.
Boesso aponta que nem todos os potenciais clientes têm condições financeiras para pagar à vista por um curso on-line, um e-book ou uma mentoria. “O crédito pode tornar esses produtos mais acessíveis, permitindo que mais pessoas invistam em sua educação e desenvolvimento profissional”, atesta.
O CEO da TMB Educação ainda destaca que o acesso ao crédito pode acelerar o aprendizado, porque os clientes podem adquirir o infoproduto e começar a aplicar o conhecimento adquirido imediatamente, sem precisar esperar para juntar dinheiro. “Isso pode gerar resultados mais rápidos e impulsionar o crescimento dos negócios”, garante.
Outros benefícios apontados pelo especialista na concessão de crédito para aquisição de infoprodutos são fortalecer a relação entre infoprodutor e cliente, criando um relacionamento de confiança e um vínculo de fidelidade, bem como permite oferecer suporte personalizado aos clientes que optam pelo crédito, auxiliando-os na utilização do produto e na implementação do conhecimento adquirido.
Diante desse estreitamento de laços entre infoprodutor e cliente, há um estímulo à venda de produtos complementares, como combos e pacotes que incluem o infoproduto principal e outros produtos ou serviços, como ferramentas, templates ou acompanhamento individual. “Consequentemente, há um aumento no ticket médio das vendas e geração de mais receita”, estima. “Sem contar que, ao oferecer planos de pagamento flexíveis, o acesso ao crédito é facilitado e torna o investimento mais atraente para os clientes”, completa.
Critérios para concessão de crédito
Reinaldo Boesso recomenda que a concessão de crédito deve ser feita de forma responsável, com avaliação criteriosa do perfil de crédito do cliente e da capacidade de pagamento. “O infoprodutor deve oferecer diferentes opções de pagamento, como à vista, parcelado ou com cartão de crédito, para que o cliente possa tomar uma decisão consciente”, detalha.
O CEO da TMB Educação destaca que o infoprodutor, ao oferecer linhas de crédito, se diferencia da concorrência e se posiciona como uma empresa inovadora e que se preocupa com seus clientes.
Para o especialista, ao implementar uma estratégia de crédito responsável e transparente, os infoprodutores podem ajudar seus clientes a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e eficiente, impulsionando o crescimento de seus negócios e fortalecendo a relação com o público.
Sobre a TMB
Trata- se de uma fintech que atua com inteligência de crédito e que tem como propósito resolver uma grande lacuna da sociedade. As soluções permitem que todos aqueles leads que sonham em comprar um infoproduto digital possam, enfim, realizar esse desejo, o que permite aumentar em até 35% a mais com vendas que não aconteceriam.
No total, a empresa disponibiliza três possibilidades de crédito, e que o cliente podem escolher aquela que mais faz sentido para o seu negócio. Além do apoio financeiro, A TMB realiza recuperação de vendas de uma forma totalmente inovadora. Para mais informações, acesse https://www.tmbeducacao.com.
Sobre Reinaldo Boesso
É CEO da TMB Educação, uma fintech especializada em crédito educacional, que tem como grande missão democratizar o conhecimento para transformar a economia através da educação. É formado em Análise de Sistemas e possui pós-graduação em gestão empresarial e gestão de projetos. Também é especialista financeiro liderando times de M&A em fundos de investimento.
Fonte: Carolina Lara