Ivan Vagner se encanta com as belezas do Rio e a receptividade dos cariocas. Mostra “O Universo dos Brics’’ fica em cartaz até o fim de abril na Gávea. Pela primeira vez na América, a convite do Planetário do Rio, o cosmonauta russo Ivan Vagner, de 38 anos, participou da inauguração, na nave da ciência e da diversão da Gávea, da exposição “O Universo dos Brics”, na última terça-feira, 26.
A mostra reúne fotografias tiradas do espaço de diferentes cidades do planeta, e o cosmonauta assistiu ao vídeo sobre parte dos seus 195 dias na Estação Espacial Internacional (ISS), respondeu a perguntas sobre a sua carreira de cosmonauta e ainda deu autógrafos. Nesta quarta-feira, ele conheceu alguns dos pontos turísticos da cidade, como o Corcovado e o Pão de Açúcar. Em setembro, o cosmonauta embarca para nova missão na Estação Espacial Internacional. No auditório do Planetário do Rio, Ivan Vagner revelou que sua experiência no espaço lhe ensinou a valorizar a Terra. E admitiu que o período de maior tensão em um voo espacial é durante a decolagem. A maior parte do peso de um veículo espacial antes do lançamento é combustível, e são cerca de pouco mais de 8 minutos até atingir a órbita. O cosmonauta discorreu também sobre os preparativos e as dificuldades que enfrentou antes, durante e depois de sua missão em plena pandemia da Covid, em 2020.
— A visita do cosmonauta ao Planetário do Rio foi muito enriquecedora. Mais de 190 pessoas, entre estudantes de escolas públicas, escoteiros, visitantes e convidados, assistiram à cerimônia de abertura da exposição, que, por sugestão do Cônsul Geral da Rússia, Andrei Petrov, teve um minuto de silêncio em memória das vítimas do atentado terrorista em Moscou, na última sexta-feira – disse o presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Rena Uccelli.
De acordo com Leandro Guedes, diretor de Astronomia do Planetário do Rio, a visita da diretora do Planetário de Nizhny Novgorod, Galina Muromtseva, e do também engenheiro Ivan Vagner permitiu aos visitantes do Planetário tirar dúvidas sobre a indústria aeroespacial russa, conhecer um pouco da cultura daquele país e até experimentar algumas das comidas dos cosmonautas.
— Gostei de ter participado do evento de terça-feira, pois aprendi muito, inclusive sobre os Brics, tema de minha pesquisa para o mestrado na UFRJ — disse o estudante Victor Abi-Rihan, que fez várias perguntas em russo para o cosmonauta Ivan Vagner e ganhou “uma sopa de beterraba espacial”.
A exposição “O Universo dos Brics’’, que reúne 40 painéis, fica em cartaz até o fim de abril no terceiro andar do Museu do Universo. Além da Rússia e Brasil, ela será exibida na Índia, China e África do Sul, em um total de dez cidades.
SERVIÇO
A exposição “O Universo dos Brics’ no Planetário do Rio
Às terças-feiras, a entrada do Museu do Universo é gratuita.
Nos outros dias da semana, os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 (Museu do
Universo + Sessão de Cúpula).
Planetário do Rio: Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100, na Gávea
Fonte: Ana Paula Araripe