No mês do doador de sangue, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) lança uma campanha para incentivar a solidariedade e ajudar a recuperar os estoques de sangue dos hemocentros do Estado, que estão abaixo do ideal durante a pandemia da Covid-19. Capitaneada pela Diretoria de Assistência Social (DAS), a “OndaVermelha CBMERJ” estimula a doação entre os militares por meio de um desafio interativo. – A tropa está sendo chamada a participar doando e divulgando a importância desta ação na internet. A ideia é que cada militar que doe poste uma foto nas suas redes sociais desafiando três colegas a doar também. Basta sinalizar a #OndaVermelhaCBMERJ – afirmou o diretor de Assistência Social (DAS), coronel Fábio Couri. O Corpo de Bombeiros RJ realiza ações frequentes de doação voluntária em parceria com o Hemorio. – Doar é um ato voluntário e altruísta. Nós, que já salvamos vidas no dia a dia, temos a oportunidade de ajudar ainda mais. Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas. Entre nessa onda de solidariedade – incentivou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, Roberto Robadey Jr.
PARA DOAR: Para fazer a doação é necessário pesar 50kg ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade, estar alimentado, com a precaução de evitar alimentos gordurosos e não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. Caso a pessoa apresente sintomas de gripe, fique em casa e se cuide. Para informações adicionais, o voluntário pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708). É importante lembrar que não há risco de contrair coronavírus pelo ato de doar sangue, que é um procedimento seguro.
O Hemorio funciona todos os dias, das 7 às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.
SÃO GONÇALO: O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas.