Foto/Divulgação/SMCT
Realizado com apoio da Prefeitura do Rio, o WCSFP 2025 será realizado pela primeira vez na América Latina
O Rio será palco, entre amanhã e quinta-feira (08 a 11/12), do World Congress of Science and Factual Producers (Congresso Mundial de Produtores de Ciência e Factuais, em português). Realizado com o apoio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com diversas instituições, a 33ª edição do congresso internacional focado em documentários e produções de mídia sobre ciência e história será realizada pela primeira vez na América Latina.
Durante quatro dias, líderes globais de emissoras públicas, streamings e grandes produtoras estarão reunidos no Rio Othon Palace, em Copacabana, para discutir criação de conteúdos, diferentes formatos de contar uma história, interatividade digital, modelos de financiamento, novos mercados, entre outros temas ligados ao setor. Serão mais de 400 delegados de cerca de 30 países. Apenas quem se registrou poderá participar do congresso.

“O Rio vem se consolidando, cada vez mais, como um destino global de grandes eventos ligados à tecnologia e inovação. No WCSFP, representantes da indústria global de conteúdo documental, factual e científico estarão no Rio para apresentar novos projetos, discutir parcerias e trocar experiências. É uma grande oportunidade para a popularização da ciência brasileira”, assinala Tatiana Roque, secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Além de representantes das emissoras inglesas BBC e Channel 4, participarão do encontro NHK, France TV, National Geographic, Globoplay, TV Brasil, Grifa Filmes, entre outros. Representantes da Fundação Oswaldo Cruz, da UFRJ, do Museu Nacional também vão estar nas mesas de debates falando sobre desafios globais urgentes, que envolvem questões climáticas, tecnológicas e de saúde e que devem pautar as próximas produções da mídia.
A cerimônia de abertura do WCSFP 2025, com participação da secretária Tatiana Roque, será às 19h20 no Blue Note, na Avenida Atlântica 1.910, em Copacabana. Mas as palestras começam antes, no Rio Othon Palace (Av. Atlântica, 3.264, em Copacabana). Virginia Shutte, especialista em mídia científica, e Alex Danis, produtor digital, abrem os trabalhos, às 9h, no WCSFP 2025, com um bate-papo sobre digital networking.
Durante quatro dias, os participantes do congresso poderão conhecer desde “Trafficked: Underworlds with Mariana van Zeller”, a série documental da National Geographic que conquistou quatro prêmios Emmy, até “Bilibili”, a maior plataforma de vídeos da China. Na terça-feira, dia 9, às 16h45, haverá um bate-papo com Tiago Ornaghi, da Globoplay, Beth Carmona, da Fundação Padre Anchieta, e Antônia Pellegrino, da EBC, sobre as oportunidades de negócios em um dos maiores mercados consumidores de audiovisual do mundo.
No site https://wcsfp.com há todas as informações sobre o congresso, inclusive a programação completa. No Instagram da SMCT (@cienciaetecnologia.rio) e no site https://cienciaetecnologia.prefeitura.rio/ também vão ser publicados materiais sobre o congresso.
Fonte: Ana Paula Araripe

