Sala Carlos Couto recebe a exposição “VERSO E REVERSO”
O coletivo Plural, formado em 2022, pelos artistas Ana Morche, Bê Sancho, Elza Suzuki, Lê Briones, Veruska Bahiense e Wil Catarina, estarão na Sala Carlos Couto com a exposição “Verso e Reverso”, que poderá ser visitada até o dia 02 de julho. Refletindo sobre o tempo presente, tendo o planeta no centro das ponderações, eles buscam apontar, através de expressões estéticas coletivas e individuais, fragilidades e potências do nosso lugar de pertencimento.
Nosso planeta vem sofrendo reveses em resposta às inconsequentes ações humanas e o coletivo de artistas que habita a cidade de Niterói e são filhos da Terra, se solidarizam com todas as ações que buscam pensar e sugerir caminhos à preservação, ao bem estar coletivo e ao convívio equilibrado entre natureza e vida social.
Verso e Reverso se propõe promover uma experiência estética que confronte lados opostos acerca da vida e morte do planeta Terra: reutilização/desperdício, acolhimento/abandono, regeneração/descaso, beleza/degradação, abundância/escassez e proteção/vulnerabilidade são recortes de um imenso universo de contradições colocados por eles em pauta nesse encontro.
Serviço
Exposição “Verso & Reverso”
Visitação: 03/05 a 02/07
Horário: Quarta a sexta, das 11h às 18h | Sábado e domingo, das 14h às 18h. Quando não houver espetáculo no teatro e feriado, não haverá funcionamento da sala.
Gratuito | Livre
Local: Sala Carlos Couto
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói
Telefone de contato: (21) 3628-6908
“O Amor Venceu” na Sala Nelson
Depois do sucesso do auto “Pai Nosso”, interpretado por coralistas e músicos voluntários da Primeira Igreja Batista do Ingá, o grupo, regido pelo maestro João Marcos, apresenta, no dia 15 de maio, às 19h30, na Sala Nelson Pereira dos Santos, o musical “O Amor Venceu”, com emocionantes momentos da atuação do Coro Dedicação e orquestra.
O espetáculo reúne músicas do cancioneiro cristão que celebram a vitória de Cristo na cruz do calvário e a mensagem de salvação e vida eterna, cantadas em “Só o Teu Sangue Cristo”, “Bendito é o Que Vem”, “Por mim” e “O Amor Venceu”, entre outras obras de Jason Cox e Joseph Habedank, que integram o programa.
O grupo revela uma harmônica proposição de vozes agudas e graves, instrumentos clássicos e momentos especiais, interpretados pelo próprio maestro João Marcos, líder de louvor que transita por diversos PIB’s do estado do Rio de Janeiro e Brasil.
A Primeira Igreja Batista do Ingá é uma família espiritual, que vive a beleza da comunhão do corpo de Cristo, glorifica a Deus em alegre, bíblica e fervorosa adoração, fazendo discípulos, e, no poder do Espírito Santo proclama o evangelho de Cristo. A congregação, no Ingá, possui abertura a todas as pessoas, sem qualquer restrição de raça, sexo, idade ou posição sócio-cultural-econômica.
Serviço
“O Amor Venceu”
Data: Quarta-feira, 15 de maio de 2024
Horário: 19h30
Classificação indicativa: Livre
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, 880, Niterói
Sala Nelson recebe Lucinha Lins e Claudio Lins no show Mãe + Filho
A atriz e cantora Lucinha Lins se junta ao filho, o ator e cantor Claudio Lins, num show perfeito para o Mês das Mães. A Sala Nelson Pereira dos Santos recebe na quinta-feira, 16 de maio, às 20h, mãe e filho, Lucinha e Cláudio Lins, em um show repleto de emoções. Para além das histórias em comum, o projeto traz a oportunidade de mostrar pro público que o amor dos dois também transborda para a arte da música.
Quando Cláudio Lins tinha 6 anos, sua mãe, a atriz e cantora Lucinha Lins, carregou o filho pro estúdio para participar de uma noite de gravação de coros para um disco do seu pai, Ivan Lins. O garoto se juntou aos adultos e gravou a primeira música. Nas outras, dormiu. Mas estava selado seu destino de acompanhar a carreira dos pais.
Tanto que em 1984, ainda aos 11 anos, estreou no teatro musical, contracenando com seus irmãos e sua mãe. De lá pra cá, seus irmãos não seguiram na vida artística. Mas Cláudio se tornou ator, cantor e compositor, reencontrando sua mãe inúmeras vezes em shows, peças de teatro e até em novelas.
Afinal, Lucinha Lins é uma das atrizes mais queridas do público, com inúmeras novelas de sucesso no currículo. Mas sua ligação com a música sempre foi muito clara pro público desde que defendeu a canção “Purpurina”, primeiro lugar no Festival de Música de 1981. Depois, para além das novelas, a atriz se tornou uma das grandes divas do teatro musical brasileiro, reconhecida por seu trabalho em espetáculos como “Sempre, sempre mais”, “Ópera do malandro” e “Rock’n Rio – o musical”.
Trajetória parecida com a do filho Cláudio, que é um dos atores mais renomados de teatro musical, com espetáculos como “Beijo no asfalto – o musical”, “Elis, a musical” e “Bonnie e Clyde – o musical”. Mas o público também conhece o lado musical dos artistas, que tem dois álbuns gravados e participou em 2017 do reality musical “Popstar”, da Rede Globo, chegando até a final.
Mas quando mãe e filho se encontram no palco para cantar, o repertório caminha para seus gostos comuns. Então, se não convém dispensar Chico Buarque, o maior compositor brasileiro para teatro musical, a dupla também passeia por Dominguinhos, Ivan Lins, Gonzaguinha, Cartola, Tim Maia e Seu Jorge, além de canções autorais do próprio Cláudio.
“Mãe + Filho = Música” traz Lucinha Lins e Claudio Lins juntos em cena, acompanhados de um trio piano+baixo+bateria, sob a direção musical de Heberth Souza. O espetáculo apresenta músicas e histórias que fazem parte da trajetória dos dois artistas, mas também da memória afetiva do público. Um projeto perfeito pro Mês das Mães.
Serviço
“Mãe + Filho = Música” com Lucinha Lins e Claudio Lins
Data: Quinta-feira, 16 de maio de 2024
Horário: 20h
Classificação: Livre
Duração: 90min
Ingressos: Inteira R$ 90 | Meia R$ 45
Link para o evento no site da Sympla
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, 880, Niterói
Niterói participa da 22ª edição da Semana dos Museus
Prefeitura de Niterói e Fundação de Arte de Niterói promovem rodas de conversa, oficinas e visitas mediadas nos museus da cidade para discutir a memória e o patrimônio cultural
Entre os dias 14 e 19 de maio, a Fundação de Arte de Niterói promoverá uma série de eventos nos museus da cidade, inspirados no tema “Museus, Educação e Pesquisa”. A programação faz parte da 22ª edição da Semana dos Museus, que é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).
O objetivo dos encontros é destacar as ações educativas realizadas nos museus e seus acervos museológicos na valorização da história, da memória e do patrimônio cultural da cidade.
Na mesa de abertura do evento, no Museu de Arte Contemporânea, os convidados discutirão o patrimônio cultural de Niterói pelo olhar da pesquisa científica. Outros encontros terão como assuntos a experiência de formação de centros de memória, a democratização do acesso de acervos e a salvaguarda do patrimônio.
Durante a Semana, serão realizadas visitas mediadas conjuntas do Museu Janete Costa de Arte Popular e Solar do Jambeiro, apresentando suas histórias e arquiteturas. Além disso, o Museu Janete Costa promoverá a atividade Uma Noite no Museu, com seu funcionamento em horário ampliado para receber estudantes da Educação de Jovens e Adultos.
As ruas do Centro de Niterói também receberão visitas com a pesquisadora Simone Ferreira, apresentando um mapeamento da memória negra na cidade. O trajeto percorre pontos desde a Praça Araribóia até a estátua de Zumbi dos Palmares, em São Domingos.
A programação contará com atividades para as crianças, com contações de histórias inspiradas em Niterói e oficinas artísticas. O evento encerrará com uma gincana no Janete Costa, com perguntas sobre a história dos museus.
PROGRAMAÇÃO
14/05/2024, terça-feira
14h às 15h30
Patrimônio Cultural de Niterói sob o prisma da pesquisa científica
Mesa Redonda
Patrimônio Cultural de Niterói sob o prisma da pesquisa científica – Pesquisadores das ciências sociais apresentam suas experiências a partir da noção de patrimônio cultural. Presença confirmada de Simone Ferreira (NEGRA/UERJ) e Antônio Seixas (IHGN/UNIVERSO).
Museu de Arte Contemporânea
Endereço:
15h30 às 17h30
Visita Mediada ao Circuito de Memórias Negras de Niterói
A pesquisadora Simone Ferreira (NEGRA/UERJ) apresenta o Circuito de Memórias Negras de Niterói, considerando o mapeamento da dinâmica socioespacial preta a partir do século XIX. O trajeto partirá da Praça Arariboia até a estátua de Zumbi, em São Domingos.
15/05/2024, quarta-feira
10h às 12h
Visita Mediada ao Circuito de Memórias Negras de Niterói
A pesquisadora Simone Ferreira (NEGRA/UERJ) apresenta o Circuito de Memórias Negras de Niterói, considerando o mapeamento da dinâmica socioespacial preta a partir do século XIX. O trajeto partirá da Praça Arariboia até a estátua de Zumbi, em São Domingos.
10h às 12h
Oficina Sonorizar
A “Oficina Sonorizar” busca criar uma série de instrumentos musicais de materiais reutilizáveis, visando a trazer, de forma lúdica, reflexão e conscientização ambiental por meios dos 3Rs.
16h às 17h
Oficina de Atabaques
O luthier Mestre Trindade media uma experiência das técnicas de expressão musical através de atabaques.
17h às 19h
Pensar a Memória em Niterói
Mesa Redonda
Os participantes apresentam suas experiências com a formação de núcleos de memória institucionalizados como forma de democratização do acesso a seus acervos. Participações confirmadas de Cláudia Mesquita (UFF/UNIVERSO), Maria José Fernandes (BN) e Mestre Trindade.
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
16/05/2024, quinta-feira
11h às 12h
Visita Histórica Guiada – Museu Janete Costa e Solar do Jambeiro
Visita Mediada
Os edifícios dos dois museus vizinhos serão apresentados a partir de sua história e características artísticas, trazendo à tona o contexto do século XIX.
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular e Solar do Jambeiro
14h às 16h
Cada Cientista uma História
Contação de História
A atividade “Cada Cientista, uma História” propõe uma contação de histórias sobre mulheres cientistas brasileiras utilizando a linguagem teatral para crianças na faixa etária de 5 até 12 anos.
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
16h às 17h
Visita Histórica Guiada – Museu Janete Costa e Solar do Jambeiro
Visita Mediada
Os edifícios dos dois museus vizinhos serão apresentados a partir de sua história e características artísticas, trazendo à tona o contexto do século XIX.
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular e Solar do Jambeiro
19h às 20h30
Uma noite no Museu
Visita Mediada
A atividade “Uma noite no Museu” não só abre, como mantém as portas abertas para o público EJA. O objetivo é oportunizar o acesso à cultura e gerar valor através da ideia de pertencimento.
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
17/05/2024, sexta-feira
11h às 13h
Salvaguarda do Patrimônio Cultural
Mesa Redonda
Os participantes dialogam sobre a importância das ações culturais que experienciaram para a salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro. Participações confirmadas de Márcia Pessanha (AFL/ANL/CFHL/UFF) e Jorge Mendes (Curador do MJCAP-FAN).
14h às 16h
Oficina de Si
A “Oficina de Si” se apresenta como uma roda de conversa, reflexão e produção poética-artística, tendo a palavra como agente catalisador, a partir da troca de saberes. Participação de Guilherme Vergara.
18/05/2024, sábado
10h às 11h30
Cada Olhar, uma História
Oficina
A ação “Cada Olhar uma História” visa a promover uma conexão mais profunda com as obras de arte e estimular a criatividade do visitante de uma maneira inovadora e lúdica.
10h30 às 11h30
Oficina de Cordel
Os participantes são orientados para a finalização da escrita de um folheto de cordel e experienciam a criação de uma capa a partir da técnica da isogravura.
11h30 às 12h30
Oficina Surpresa
Os participantes produzem expressões artísticas a partir de experiências no Museu.
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
14h às 15h
Contação de História a partir de Niterói
Contação de histórias infantis a partir da história de Niterói. Contadora: Danielle Fritzen.
15h às 16h
Contação de História a partir de Niterói
Contação de histórias infantis a partir da história de Niterói.
Local: Solar do Jambeiro
15h30 às 17h
Cada Olhar, uma História
Oficina
A ação “Cada Olhar uma História” visa a promover uma conexão mais profunda com as obras de arte e estimular a criatividade do visitante de uma maneira inovadora e lúdica.
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
16h às 17h
Contação de Histórias para Todas as Idades
Contação de histórias que dialogam com todas as idades a partir do imaginário tradicional brasileiro. Mediação: Cristiana Seixas.
19/05/2024, domingo
11h às 12h
O Que é um Museu?
Gincana
A atividade “O que é um Museu?” propõe um jogo lúdico que compreende perguntas sobre: a história da criação dos museus e sua relevância para a preservação de memórias.
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular