ATUANDO SENTIDOS: FLORES EM TELA – DE RACHEL MAGNONI
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno abre no dia 30 de agosto, a exposição “Tatuando sentidos: flores em tela”, de Rachel Magnoni. Em sua primeira exposição, a artista busca trazer não só o contemplativo, mas a interação e inclusão da arte com todos os públicos, como na natureza, quando nos deparamos com uma flor em seu habitat natural, que não somente é contemplativa, mas também mexe com os sentidos, trazendo informações e significados.
Transportar a tatuagem para outros sentidos é acessibilizar a arte, é mostrar outras possibilidades, trazendo informação e sentido às obras. Tatuar sentidos está presente em desenhos feitos para tatuagens, bordado com linha preta de diversas espessuras em tela de pintura branca, inspirados no Guia botânico de Niterói (2019), na flora brasileira, incluindo e aproximando todos os espectadores ao reconhecimento e busca sobre a flora local e suas funcionalidades no meio ambiente de forma sensorial e acessível, permitindo que todos os visitantes toquem nas telas expostas.
Sobre a artista
Rachel Magnoni é uma artista autodidata. Desde nova aprendeu com sua mãe a desenvolver trabalhos artesanais manuais. Criou uma marca de acessórios em macramê e crochê e hoje em dia concilia seu trabalho CLT com a tatuagem onde deu início em 2021.
Como artista representante da cidade, sua arte fala sobre as possibilidades de expressão e inclusão da arte com a natureza para as pessoas.
SERVIÇO
Exposição: Tatuando Sentidos: Flores Em Tela – De Rachel Magnoni | Bordado em tela de pintura
Abertura: 30 de agosto
Visitação: até 21 de setembro de 2024
Gratuito
Classificação etária: Livre
Exposição sensorial e acessível
Local: Galeria Quirino Campofiorito | Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Campo de São Bento, entrada pelo Portão 2
15:00h Roda de Breaking com Wolf Crew
17:00h Final Estadual RJ
Gratuito
No Municipal, Tacy homenageia as mulheres do rock brasileiro
A cantora Tacy leva para o Theatro Municipal de Niterói, na sexta-feira, 30 de agosto, às 20h, o espetáculo “Todas As Mulheres do Mundo”, tendo como convidada Miriam Ruperti.
O show “Todas As Mulheres do Mundo”, um olhar feminino sobre o rock brasileiro, tem como objetivo revisitar a história do rock no Brasil, destacando a voz das principais artistas que deixaram sua marca no gênero em diversas fases de suas carreiras. Seguindo uma linha do tempo desde os anos 50 até os dias atuais, o show narra cronologicamente o cenário de cada época e a trajetória artística de cada mulher homenageada.
Com arranjos parcialmente originais, o show reúne o melhor do repertório roqueiro de artistas icônicas como Celly Campello, Silvinha Araújo, Wanderléa, Rita Lee, As Frenéticas, Elis Regina, Gal Costa, Baby do Brasil, Sandra de Sá, Cássia Eller, Pitty, Liniker, e da própria Tacy, entre muitas outras. O show “Todas As Mulheres do Mundo” é uma coleção de sucessos, para deleite dos fãs mais antigos e das novas gerações.
Idealizadora, produtora artística e musical do projeto, Tacy canta e compartilha essa história do rock ao lado da convidada mais que especial, a cantora Miriam Ruperti e divide a produção dos arranjos com o produtor Thiago Suliano. A formação instrumental do show é composta apenas por mulheres: bateria, baixo, percussão, teclados, violões e guitarras.
Feito para cantar junto, compartilhar memórias e trazer o olhar feminino sobre um gênero musical ainda estigmatizado como “masculino”, “Todas as Mulheres do Mundo” é um show de celebração à vida e à obra de mulheres incríveis que fizeram história na música brasileira ao longo dos tempos.
Tacy é cantora, compositora, instrumentista, modelo e atriz. Ficou conhecida nacionalmente por seu trabalho como atriz-protagonista de ‘Cássia Eller O Musical’ (2014-2023). Participou do Rock in Rio (2015), gravou vários programas de TV como o quadro “Ding Dong” do Faustão e o Natal do Fantástico (Rede Globo-2017) e o “Versões” do Multishow (2018). Possui dois álbuns de estúdio: “O Manifesto da Canção” (2017) e “Quarto Mundo” (2022). Em 2022, participou da faixa “Todas as Mulheres do Mundo” ao lado de Ana Cañas no álbum “Cássia Reggae vol. 2” (Universal Music). Seu show de homenagem à Cássia Eller já rodou palcos de peso como Blue Note (RJ e SP), teatros como Claro, Riachuelo e Prudential e festivais como o Claro Verão (2021) e Tim Noites Cariocas (2022). Em 2024, participou do projeto “Som na Lata”, exibido no canal WooHoo e Music Box. Tacy continua a turnê de shows “Quarto Mundo” e produz o show “Todas as Mulheres do Mundo”, idealização sua e de co-produtores parceiros, com previsão de lançamento para o segundo semestre.
Míriam Ruperti é cantora, compositora e atriz do cenário independente, nascida no Rio Grande do Sul, naturalizada carioca. Iniciou a carreira artística como vocalista de uma banda de axé, fazendo shows pela RioTur e prefeituras do interior do Rio e Minas. Como atriz, se apresentou em pequenos teatros da Zona Sul em espetáculos infantis, de 1999 à 2004. Como cantora participou do espetáculo “Star Brazil”; (2004/2006) Miriam gravou voz em vários álbuns de compositores no período de 2008 a 2010. Também fez parte do projeto “Lapa de hoje” lançando-se no cenário musical também como compositora, entre 2009 e 2010. Entre suas canções autorais, em parceria com outros artistas, estão os singles “Todo dia” , “Ao sol” e “A arte de viver”, que estão disponíveis em todas as plataformas digitais.
Atualmente, Miriam se apresenta como vocalista da banda de festa “Beetlejuice” (repertório cover), em casas de shows, festas particulares, hotéis e bares da zona Oeste. Também atua como cover da Rita Lee, fazendo parte do casting da produtora IMORTAIS e COVERS DO BRASIL. Miriam é convidada especial do projeto Todas as Mulheres do Mundo.
Serviço
Tacy – ‘Todas as Mulheres do Mundo’
Data: Sexta-feira, 30 de agosto de 2024
Horário: 20h
Gratuito
Retirada de ingresso 1h antes do início do espetáculo na bilheteria. Um ingresso por pessoa, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível
Classificação indicativa: Livre
Local: Theatro Municipal de Niterói
End: Rua XV de Novembro, 35, Centro – Niterói
Orquestra La Salle comemora 67 anos no Municipal
Espetáculo comemorativo aos 67 anos da Orquestra La Salle, que conta com cerca de 100 integrantes, acontece no Theatro Municipal de Niterói, no domingo, 01 de setembro, às 18h.
Atividade mais antiga do Colégio La Salle Abel, fundada em 1953, a Orquestra La Salle continua produzindo boa música e encantando plateias. Sob regência do Maestro Henrique Manso Junior, neto do falecido maestro Pedro Mota, fundador da então Orquestra Típica de Ritmos La Salle, em 1957. Referência musical em Niterói e cidades vizinhas, a Orquestra La Salle é uma atividade cultural gratuita, oferecida aos alunos do Colégio La Salle Abel.
Nessas mais de seis décadas, a Orquestra já se apresentou em cerca de 200 cidades brasileiras em diversos estados como São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, além de ter gravado dois CDs e dois LPs. Atualmente a Orquestra conta com mais de 100 alunos, do 1º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio. No repertório estão presentes influências musicais brasileiras e estrangeiras.
A formação atual da Orquestra La Salle, com cerca de 100 integrantes, conta com flauta doce, flauta transversa, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, violão, guitarra, baixo, teclado, bateria e percussão, além de cantores. Em 2017 a Orquestra La Salle recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Niterói, assim como o Maestro Henrique Manso Júnior foi agraciado com a Medalha Felisberto de Carvalho, uma das mais importantes do Município de Niterói, pelo seu trabalho na área cultural em nossa cidade.
Em 2018 esteve em estúdio para gravar um álbum comemorativo pelos seus 60 anos com patrocínio das Águas de Niterói. Este álbum contou com a participação de cerca de 100 músicos, incluindo integrantes da Orquestra La Salle, ex-integrantes e também participações especiais de Roberto Menescal, Marcelo Martins, Carlos Malta, Sinfônica Ambulante e do Coral Pequenos Cantores de Canos (RS). Este álbum se encontra disponível em todas as plataformas digitais.
Serviço
Orquestra La Salle comemora 67 anos
Data: Domingo, 01 de setembro de 2024
Horário: 18h
Ingressos: R$ 60
Vendas pelo Sympla, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói
Promoção Meia Solidária: 50% de desconto na compra de 01 ingresso, mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Desconto não cumulativo.
Duração: 75min
Classificação indicativa: Livre
Local: Theatro Municipal de Niterói
End: Rua XV de Novembro, 35, Centro – Niterói
Biblioteca Parque de Niterói recebe Arte na Rua literário
No sábado, 31 de agosto, das 10h às 15h, a Biblioteca Parque de Niterói recebe uma série de atividades culturais e literárias, como shows, oficinas e contações de histórias. A programação é gratuita e livre para todos os públicos.
Às 10h30, a programação inicia com a contação de história da autora Débora Moreno. A escritora, artesã, bonequeira, palestrante e contadora de histórias tem mais de 12 livros publicados e encanta as crianças com suas histórias.
A programação segue às 11h30, com o show do livro “50 sons de crônica”, com a autora e cantora Mona Vilardo, acompanhada por Leandro Junior no violão. O show é inspirado em seu livro de crônicas, que reúne reflexões e memórias que dialogam com canções que estão no imaginário popular.
À tarde, as atividades seguem com oficinas sobre escrita, publicação e o ofício do escritor.
Às 13h, Amanda Almeida, escritora imortal da Academia Fluminense de Letras, Mestre em Letras e idealizadora do coletivo Gente Formando Gente, promove a Oficina de Escrita Criativa, convidando os participantes a desenvolver sua criatividade através da escrita, inventando e criando novos mundos, para explorar as infinitas possibilidades que a literatura pode proporcionar.
Também às 13h, a contadora de histórias e criadora do programa Constelário de Histórias, Daniella D`Andrea, ministra a oficina Viagem à Terra do Encontro, para todos que estejam interessados em desenvolver processos criativos a partir da literatura oral. A proposta é compartilhar alguns fundamentos dos contos. “A intenção é sensibilizar para a construção de uma narração própria a partir da recordação de experiências pessoais significativas que se conectam com esse material, tesouro vivo da humanidade que atravessa tempo e culturas”, diz a narradora.
A programação encerra com oficinas sobre poesia e a contação de história na atualidade.
Às 14h, a oficina Tocando a Lira – as possibilidades da publicação de poesia para além do livro, sobre a diversificação do alcance da poesia em diversos meios de divulgação, como os saraus e o ambiente virtual, com a jornalista Evelyn Murad e participação do autor e editor Marcelo Aceti.
A oficina O Desafio do Contador de Histórias nos Tempos Atuais, com a professora, bibliotecária e escritora Regina Abrunhosa, apresenta dicas e exemplos de uso de novos recursos para criar um espaço de ambientação da escuta, valorizando a narração oral e preservando a memória e cultura.
Confira a programação:
Arte Na Rua – Niterói Arte e Poesia
Sábado, 31 de agosto de 2024
Horário: 10h às 15h
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, S/N – Centro, Niterói
Atração: Débora Moreno – Contação de Histórias
Horário: 10:30 horas
Atração: Show com o livro “50 tons de crônica” da autora Mona Vilardo acompanhada por Leandro Junior no violão
Horário: 11:30 horas
Atração: Oficina com Amanda Almeida – Escrita Criativa
Horário: 13 horas
Atração: Daniella D’ Andrea em Oficina Viagem à Terra do Encontro: criação de histórias a partir da estrutura de um conto de tradição oral
Horário: 13 horas
Atração: Oficina Tocando a Lira – as possibilidades da publicação de poesia para além do livro
Apresentação: Evelyn Murad – Jornalista Responsável pela Lira
Participação: Marcelo Aceti – Escritor, editor e curador literário da Lira
Horário: 14 horas
Atração: Oficina com Regina Abrunhosa – O desafio do contador de histórias nos tempos atuais
Horário: 14 horas