sessão azul.2

O Rei da Floresta em defesa da Natureza. Foto/Divulgação

Contos na Varanda recebe ‘Hora da Leitura’ na varanda do CCPCM

No sábado, 27 de setembro, às 11h, a varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe mais uma edição do projeto Contos na Varanda com o espetáculo ‘Hora da Leitura’, uma atividade lúdica que utiliza a arte de narrar histórias para promover o encantamento pela leitura, fortalecer vínculos afetivos e incentivar o desenvolvimento da linguagem e da criatividade.

O evento tem como objetivo incentivar o hábito da leitura entre crianças e jovens por meio da contação de histórias em praças, escolas e eventos culturais.

Serviço

Contos na Varanda: Mundaréu de Histórias

Data: Sábado, 27 de setembro de 2025

Horário: 11h

Classificação indicativa: Livre

Entrada Gratuita

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Varanda

End: Campo de São Bento, entrada lateral pela Lopes Trovão – Icaraí

Café Brasil é atração do ‘Circuito de Choro’ na varanda do Paschoal

Como parte do projeto ‘Circuito do Choro’ , o grupo Café Brasil leva para a varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no domingo, 28 de setembro, às 11h, o melhor do gênero mais brasileiro de todos.

O Grupo Café Brasil é um típico regional de choro composto por Paulinho Bandolim (bandolim), Leo Fernandes (violão de 7 cordas), Felipe Reis (violão de 6 cordas), Phelipe Ornellas (cavaquinho) e Diogo Barreto (pandeiro). Buscando valorizar a essência do gênero, o Café Brasil realiza um trabalho conjunto na concepção dos arranjos, inspirados pelos antigos regionais, principalmente o conjunto Época de Ouro, maior referência para o grupo.

O próprio nome do grupo é uma citação a dois discos lançados pelo Época de Ouro, Café Brasil 1 e 2. O conjunto Época de Ouro foi fundado por Jacob do Bandolim, através do qual alcançou popularidade.

Em abril de 2013, o grupo Café Brasil lançou o seu primeiro disco – “Em Terra de Arariboia”- pelo selo Niterói Discos, da Fundação de Arte de Niterói. Com direção musical de Ronaldo do Bandolim, o disco é uma homenagem à cidade natal do conjunto, sendo todas as composições obras de compositores ligados à cidade, a maioria delas inéditas.

Circuito do choro. Foto/Divulgação

Serviço

Café Brasil no Circuito do Choro

Data: Domingo, 28 de setembro de 2025

Horário: 10 horas

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Endereço: Campo de São Bento, entrada lateral pela rua Lopes Trovão

Setembro Instrumental é atração especial no Theatro Municipal

Como parte do projeto Setembro Instrumental, o Theatro Municipal de Niterói recebe, na sexta-feira, 26, e no sábado, 27, os baixistas Michel Barcellos e Daniel Cahon, que sobem ao palco do centenário teatro com diversos convidados pra lá de especiais. O evento, gratuito, promete levar ao público o melhor da música instrumental de Niterói.

Na sexta, 26, às 19h, Michel Barcellos convida a Orquestra de Sopros do Rio de Janeiro; o saxofonista Marcelo Martins; o guitarrista e bandolinista Sérgio Chiavazzoli; e a cantora Taryn.

Michel Barcellos é natural de Niterói e é baixista, compositor e produtor musical. Começou seu interesse pela música com 14 anos e com 15 fez o curso de violão clássico e teoria musical na UFF. Aos 17 anos veio seu interesse pelo baixo, quando precisou substituir o baixista de sua igreja. Michel é também um dos instrumentistas revelados pelo músico Arthur Maia. Com anos de experiência na música, Michel teve a oportunidade de tocar em várias bandas e projetos. Desde 2023 vem apresentando seu trabalho de música instrumental em vários Festivais de Jazz e Workshops pelo Brasil.

No sábado, Dia 27, Daniel Cahon convida os guitarristas Mauro Costa Jr e Fernando Caneca; o tecladista Marcos Nimrichter; o saxofonista e flautista Marcelo Bernardes; o percussionista Gabriel Policarpo; e a cantora e compositora Nathy Cristo.

Daniel Cahon é instrumentista, produtor, arranjador e compositor. Formado em Produção Fonográfica pela UNESA, acompanha cantores, músicos e bandas da música popular, além da Orquestra de Dallas (EUA), em apresentação exclusiva no Brasil, em 2009. Em dez anos de carreira, já trabalhou ao lado de grandes nomes da música brasileira como Baby do Brasil, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elza Soares, Ivete Sangalo, Mart’nália, Roberto Menescal, Sandra de Sá e outros. Atualmente, além de apresentar seu show instrumental, produz e acompanha no contrabaixo as cantoras Cátia de França e Claudia Foureaux e com o pianista alemão Werner Driesen.

Foto/Divulgação
Foto/Divulgação

Serviço – Setembro Instrumental

Michel Barcellos e Orquestra de Sopros do Rio de Janeiro

Data: Sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Horário: 19h

Daniel Cahon e convidados

Data: Sábado, 27 de setembro de 2025

Horário: 19h

Classificação indicativa: Livre

Evento Gratuito

Retirada de 1 ingresso por pessoa na bilheteria, 1h antes do início do espetáculo

Local: Theatro Municipal de Niterói

End: Rua XV de Novembro, 35, Centro – Niterói

 

Em Sessão Azul, Sala Nelson recebe ‘O Rei da Floresta em defesa da Natureza’

A Sala Nelson Pereira dos Santos abre seu palco para a Lobianco Produções, com o espetáculo O Rei da Floresta em defesa da Natureza, que tem texto e direção de Anselmo Fernandes. O espetáculo, no modo Sessão Azul, está agendado para o domingo, 28 de setembro, às 11h, na Sala Nelson Pereira dos Santos.

O leão, o animal conhecido como o rei e guardião da floresta, resolve tirar férias para descansar. Uma atitude assim, trás um rebuliço em todos os animais da floresta, afinal, que vai promover a ordem e a preservação da natureza na ausência do rei leão? Fica a dúvida.

A novidade, promove então, a busca por uma solução entre os animais, convencer o leão a ficar ou encontrar um novo animal,que seja de confiança e respeitável, para substituí- lo no período das férias. E agora, a missão está sob o comando de dona Onça, o animal mais valente da floresta.

Ficha Técnica

Texto e Direção: Anselmo Fernandes

Direção musical: Sandro Carvalho

Elenco: Anselmo Fernandes, Shana Magalhães, Sandro Carvalho, Giselli Santyago e Marcel Barboza

Intérprete de Libras: Mariana Pibarg

Iluminação e vídeo: Igor Lobianco

Sonorização: Miguel Thiengo

Apoio de Produção: Marcia Marinho

Produção Executiva: Ana Lobianco

Realização: Lobianco Produções

 

O Rei da Floresta em defesa da Natureza. Foto/Divulgação

Serviço

Sessão Azul – O Rei da Floresta em defesa da Natureza

Data: Domingo, 28 de setembro de 2025

Horário: 11h

Duração: 50 min

Classificação indicativa: Livre

Evento Gratuito

Convites no site Fever

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *