Muita música, infantil e circo no Arte na Rua desta semana
Na última semana do mês de junho, o projeto Arte na Rua segue apresentando uma diversificada programação artística gratuita, ao ar livre e em diversos pontos da cidade. Tem dança, teatro, música, circo, grafite, artesanato, literatura, audiovisual e muito mais! É arte sem fronteiras, acessível a todo mundo. Nesta semana, a programação vai percorrer os bairros Icaraí, Centro, Barreto e Engenho do Mato.
A semana começa na segunda-feira, 24 de junho, às 18h, no calçadão do Theatro Municipal de Niterói, com o Batuque de Pife, grupo que se dedica a fazer releituras de músicas nacionais, internacionais, além do repertório autoral, sempre calçados na sonoridade típica das Bandas Cabaçais, conhecidas como Bandas de Pífanos. O grupo é constituído pelos Pifes, flautas transversais e sax, que se somam à zabumba, caixa, triângulo, pandeiro, dentre outros instrumentos de percussão.
Na quarta-feira, 26 de junho, às 18h, o artista visual Iori Graffiti fará uma exibição de pintura de um painel na praça Dom Navarro, na esquina das ruas Ator Paulo Gustavo e Ary Parreiras. Com um legado que já dura 27 anos, Iori procura se envolver em projetos sociais e voluntários com crianças de periferia e comunidades, realizar trabalhos comerciais e artísticos, sempre com a intenção de colorir e levar alegria à cidade de Niterói.
A Cia Arte de Interpretar leva para o Parque Rural do Engenho do Mato, na quinta-feira, 27 de junho, às 14h, o espetáculo infantil O Casamento de Dona Baratinha. Com uma livre adaptação, esse clássico infantil nunca sai de moda. Com uma proposta mais voltada para o social, nessa versão o espetáculo procura inspirar nas crianças a necessidade de sempre cuidar de nossa limpeza pessoal, higiene, ser honestos e educados e nunca mentir nem pegar coisas que não nos pertencem. Com direção e adaptação de Guga Gallo, a peça tem no elenco Luciana Almeida, Victor Vieira e Luiz Monnerat, além do próprio Guga Gallo.
O Circo Alegria do Mundo chega ao Morro do Cavalão com um espetáculo que promete alegrar a garotada, na quinta-feira, 27 de junho, às 10h. Voltado para crianças de 4 aos 104 anos, o evento é uma celebração da arte circense na cidade e conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Willwill e Paragadon são os palhaços que lideram uma incansável busca pela alegria do mundo. Famoso por atuar nos trens da Supervia, Wilwill traz consigo uma vasta experiência em apresentações nas ruas e comunidades do Rio, Niterói e Baixada Fluminense. Ao seu lado estará Paragadon, formada pela Escola Livre de Palhaços e herdeira de uma família tradicional circense, sendo filha do Armando Moraes, o famoso Praga do Xou da Xuxa. Liderado por Leo Salo, o Circo Alegria do Mundo é um grupo de circo de rua com sede em Niterói, que realiza intervenções e espetáculos em praças públicas, com uma trupe fixa de artistas e a participação de convidados do circo clássico e contemporâneo.
No sábado, 29 de junho, a partir das 14h, o Arte na Rua desembarca no Pólo Gastronômico do Jardim Icaraí, com a Roda de samba de Alfredinho Cintra e Ademir Ribeiro. Após 27 anos se apresentando no vocal e cavaquinho em diversos grupos de pagode, como ‘Sem Juízo’, ‘Só Pressão’ e ‘É Bom Demais’, o cantor e compositor niteroiense Alfredinho Cintra começou sua carreira solo em 2021, e é interprete da Escola de Samba o Bem Amando e 2º Interprete das Escola Acadêmicos do Cubango e Folia do Viradouro. Niteroiense, Ademir Ribeiro tem mais de 20 anos de experiência no mundo do samba, pagode e MPB. Desde criança sempre sonhou em cantar para as multidões. Ainda jovem aprendeu a tocar cavaquinho e percussão. Atualmente atua como cantor solo e interprete de escola de samba. Alfredinho e Ademir prometem uma Roda para ninguém ficar parado, com músicas que agitaram os anos 90, para dançar coladinho ou acabar de se requebrar.
A Praça do Tio Sam, no Barreto, recebe no sábado, 29 de junho, às 18h, o show do baterista Luciano King com o grupo Sons Brasil. Atuando na área musical desde 14 anos de idade, Luciano King percorreu 22 países atuando como instrumentista e diretor musical. O artista já acompanhou grandes nomes da MPB, como Alcione, Fafá de Belém, Jorge Aragão, Leci Brandão, Zeca Pagodinho, entre outros. No palco, Luciano tá a companhia do Sons Brasil, grupo formado pelos músicos niteroienses Bruno Barreto (voz e percussão), Daniel Scisinio (voz e cavaquinho), Leandro Saramago (voz e violão), Tiago Souza (bandolim, violão tenor, guitarra baiana) e Rodrigo Reis (percussão). No repertório, o melhor da música brasileira em sua riqueza de batuques, ritmos e melodias.
Fechando a programação da semana, no domingo, 30 de junho, às 11h, o Arte na Rua apresenta no Campo de São Bento, ao lado da estátua do ator Paulo Gustavo, a banda niteroiense Devir. Amanda Chaves (voz e violão), Davi Damasceno (ukulele e voz), Flavinho Raggaman (trombone, escaleta e voz), Raphinha Souza (bateria) formam essa banda de musicalidade ímpar, que soa reggae, passa pelo soul, transpira jazz e ao mesmo tempo é visceral como o blues, mas sem perder a brasilidade e a espontaneidade. Afinal, como o rio que flui em constante renovação, assim é também a música, que se reinventa a cada mix de acordes, sentimentos, cores e energias. A banda Devir foi criada em 2014 quando Davi Damasceno teve a idéia de reunir alguns amigos para um novo projeto, no qual cada um coopera com sua própria identidade musical, misturando sons, estilos, ritmos e personalidades.
O Projeto
Composto por diversas atrações semanais gratuitas, o Arte na Rua é um circuito das artes que percorre ruas, praças e outros espaços públicos de Niterói, afirmando o potencial criativo da cidade e valorizando a ocupação dos territórios públicos, partindo do princípio que as ruas são livres para as manifestações artísticas: arte pública, urbana, livre, popular e democrática, conforme determinam as Leis Municipais 3017/13 e 3057/13.
Parte do compromisso da FAN de transformar nossa cidade, na Cidade da Cultura, o Arte na Rua prioriza artistas niteroienses, sabendo da importância de fomentar e auxiliar na distribuição da produção local, mas reconhece o valor de promover apresentações de artistas de outras cidades, promovendo intercâmbio cultural. O projeto já é uma referência para a democratização da cultura em Niterói e, em 10 anos de atuação, passou por diversos bairros da cidade, percorrendo e consolidando diversos pontos de convivência da cidade. Foram contempladas mais de 1.000 apresentações, distribuídas entre variadas linguagens.
Programação
Atração: Batuque de Pife
Local: Calçada Theatro Municipal de Niterói
End: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Data: Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Horário: 18h
Atração: Iori Graffiti
Local: Praça Dom Navarro
End: Esquina das ruas Ator Paulo Gustavo e Ary Parreiras
Data: Quarta-feira, 26 de junho de 2024
Horário: 18h
Atração: Circo Alegria do Mundo
Local: Em frente à Creche Comunitária Irmã Catarina
End: Alameda Paris, 1037 – Morro do Cavalão
Data: Quinta-feira, 27 de junho de 2024
Horário: 10h
Atração: O Casamento de Dona Baratinha
Local: Parque Rural do Engenho do Mato
End: R. Dois, Qd. 38, Loteamento Fazenda – Engenho do Mato
Data: Quinta-feira, 27 de junho de 2024
Horário: 14h
Atração: Roda de samba do Alfredinho e Ademir Ribeiro
Local: Pólo Gastronômico Jardim Icaraí – Rua Leandro Mota
Data: Sábado, 29 de junho de 2024
Horário: 14h
Atração: Sons Brasil e Luciano King
Local: Praça do Tio Sam – Barreto
Data: Sábado, 29 de junho de 2024
Horário: 18h
Atração: Devir Acústico
Local: Campo de São Bento – ao lado da estátua do ator Paulo Gustavo
Data: Domingo, 30 de junho de 2024
Horário: 11h
TMN recebe recital ‘Cartas para Marina’ no encerramento do Festival Lírico de Niterói
O Theatro Municipal de Niterói recebe no dia 29 de junho, às 19 horas, o encerramento do Festival Lírico de Niterói – FELINI, com o recital “Cartas Para Marina”, uma homenagem à soprano Marina Considera.
O recital com roteiro de Julianna Santos, conta com os cantores Amanda Ayres, Antonia Medeiro, Chiara Santoro, Cíntia Graton, Felipe Turl, Geilson Santos, Juliana Franco, Luciana Costa et Silva, Murilo Neve, Sophia Dornellas e Tina França, acompanhados ao piano de Edvan Moraes e Priscila Bomfim.
No programa canções brasileiras, clássicos da Broadway e árias de ópera.
SERVIÇO
Recital Cartas para Marina
Data: 29 de junho
Horário: 19h
Classificação etária: Livre
Duração: 60 min
Ingresso: R$ 60,00 https://bileto.sympla.com.br/event/94103?share_id=1-copiarlink
Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Dowslley Editora & Comunicação faz Sarau na Sala Carlos Couto
A Sala Carlos Couto recebe no dia 30 de junho, às 14:30, o sarau da Dowslley Editora & Comunicação. No evento acontecerá dois lançamentos de livro.
A tarde será de homenagens ao poeta e médico Paulo Lipke, autor do livro ‘Atualização do Verbo Amar’ (2022), falecido em abril deste ano. O segundo livro do autor, “Quando Vida e Morte se Abraçam”, será lançado no sarau com a presença da esposa, a cantora Olga Lipke e terá a participação do amigo, o músico Avelino Silveira. O poeta Alexandre Rosalvo, autor de Uni Verso Luz (2022), vai lançar “AME”, o seu segundo livro. O sarau contará com participações de autores de livros solos e coautores das antologias.
SERVIÇO
“Sarau da Dowslley Editora”
Lançamentos: Paulo Lipke (in memoriam), Alexandre Rosalvos
Gênero: Poesia/Romance
Editora: Dowslley Editora
Dia: 30 de Junho de 2024
Horário: 14h30 horas
Duração: 120 minutos
Classificação: Livre
Local: Sala Carlos Couto – Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.