Rodrigo Lopes - o cravo e a rosa

O Cravo e a Rosa. Foto/Divulgação: Rodrigo Lopes

Hortos do Fonseca e de Itaipu recebem programação gratuita do projeto Arte na Rua

Gratuito e para todos os públicos, o projeto Arte na Rua promove neste final de semana a arte circense e o teatro infantil nos Hortos de Itaipu e do Fonseca. 

No sábado, 25 de janeiro, às 11h, o Horto de Itaipu recebe a peça A Casa dos Três Porquinhos, uma lúdica, colorida e fascinante readaptação da clássica fábula pela Cia. Jukah de Teatro. Na história, com a necessidade de fugir do desmatamento, incêndios e da onda de calor que se intensifica, três porquinhos resolvem ouvir os conselhos de sua avó e construir suas próprias casas. Mas eis que surge um empreiteiro e investidor, o Lobo, que resolve demolir aquelas casas para a construção de uma enorme área para criação de ovelhas e… Porquinhos! 

Os três porquinhos. Foto/Divulgação

O Horto do Fonseca recebe no domingo, 26 de janeiro, às 11h, a apresentação do Circo Pururuca, que há mais de 30 anos encanta as famílias com a arte circense, com apresentações de mágico, palhaços e bonecos de ventríloquos. 

Com programação gratuita, diversificada e para todas as idades, o projeto Arte na Rua é realizado pela Fundação de Arte de Niterói. Confira a programação completa: 

Sábado, 25 de janeiro de 2025

Local: Horto de Itaipu

Endereço: R. Dr. Pálvaro da Silva – Maravista, Niterói – RJ

Atração: Os Três Porquinhos
Horário: 11h

Domingo, 26 de janeiro de 2025

Local: Horto do Fonseca

Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói – RJ

Atração: Circo Pururuca

Horário: 11h 

 

‘O Cravo e a Rosa’ entra em cartaz na Sala Nelson Pereira do Santos

Com direção de Pedro Vasconcelos e protagonizado por Isabella Santoni e Dudu Azevedo, “O Cravo e a Rosa – O Espetáculo”, ganha adaptação para o teatro, retorna a Sala Nelson Pereira dos Santos em uma temporada de duas semanas. A peça fica em cartaz nos dias 24, 25, 26, 31 de janeiro e 01 e 02 de fevereiro.

O Cravo e a Rosa. Foto/Divulgação: Ana Carolina Zurc

Uma das novelas mais amadas e marcantes da teledramaturgia brasileira, “O Cravo e a Rosa”, de Walcyr Carrasco, ganha adaptação inédita para o teatro. Com direção de Pedro Vasconcelos e direção de produção de Marcelo Faria, o casal Catarina e Petruchio ganharão vida com Isabella Santoni e Dudu Azevedo.

O elenco também conta com João Camargo (como Batista), Catarina de Carvalho (como Bianca), Rosana Dias (como Mimosa), Marcello Gonçalves (como Seu Calixto), Carlos Félix (como Seu Etevaldo Praxedes, o cobrador) e John Garita (como Seu Venceslau Torres).

A montagem é apresentada e patrocinada pela Brasilcap, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da FV Produções e associação ao Grupo Globo.

A história

Ambientada na São Paulo do final da década de 1920, “O Cravo e a Rosa” conta a história do relacionamento tumultuado de Petruchio, um rude fazendeiro em dificuldades financeiras, e Catarina, uma temperamental jovem rica e feminista, conhecida pelo apelido de “fera” por afugentar seus pretendentes. Com o desenrolar de uma trama hilária e emocionante, ele precisa conquistá-la para pegar seu dote e pagar suas dívidas. No entanto, entre tapas e beijos, ambos se apaixonam perdidamente.

A obra é inspirada em “A Megera Domada”, uma das peças mais famosas do dramaturgo inglês William Shakespeare, e transporta o público para uma época em meio a questões importantes como o voto feminino e a igualdade de gênero, tema esse ainda relevante para o nosso país.

Isabella Santoni – Iniciou a carreira de atriz em 2013, quando foi a protagonista Bel no longa-metragem “Visceral”. Em 2014, participou da série “As Canalhas” e protagonizou “Malhação Sonhos”, vivendo a lutadora Karina. Em 2016, interpretou Isabel, na minissérie “Ligações Perigosas”. Estreou no horário nobre como Leticia na novela “A Lei do Amor”.

Dudu Azevedo – Fez sua estreia aos 14 anos em um dos clássicos da TV dos anos 90: o seriado “Confissões de Adolescente”, dirigido pelo cineasta Daniel Filho. Dez anos depois, fez “Cazuza – O Tempo não Para”, protagoniza o filme “Odiquê?” e o longa “Pode Crer!”, se tornando um dos atores mais talentosos de sua geração.

Pedro Vasconcelos – Começou a carreira como ator ainda na adolescência na novela Top Model (1989), na TV Globo. Na sequência, tornou-se figura marcante em várias produções da emissora. Além dos projetos na TV, também fez trabalhos como ator e diretor no cinema e no teatro, conquistando o Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Espetáculo e Direção com “Dona Flor e seus Dois Maridos”.

Marcelo Faria – Ator e produtor. Entre novelas, filmes e peças de teatro, coleciona mais de 40 trabalhos. Desde 1993, também está à frente da sua produtora, a FV Produções Artísticas. De lá para cá, foram mais de 10 espetáculos produzidos, levando mais de 1 milhão de espectadores para o teatro.

Ficha técnica

Autoria – Walcyr Carrasco

Direção e adaptação – Pedro Vasconcelos

Direção de Produção – Marcelo Faria

Elenco – Isabela Santoni, Dudu Azevedo, João Camargo, Catarina de Carvalho, Rosana Dias, Marcello Gonçalves, Carlos Félix e John Garita

Assistente de direção: Marcello Gonçalves

Produção Executiva – Renata Costa Pereira

Cenografia e Figurino – Ronald Teixeira

Desenho luz – Luciano Xavier

Iluminação e som – Leonardo Diniz

Visagismo – Fabiola Gomez

Trilha Sonora – Bruno Marques

Pianista convidada: Cleo Boechat

Fotografia – Rodrigo Lopes

Assessoria de imprensa – Carlos Pinho

SERVIÇO

O Cravo e a Rosa

Datas: 24, 25 e 26, 31 de janeiro e 01 e 02 de fevereiro de 2025

Horários: 20h30 sexta; 21h sábado; 20h domingo

Classificação Indicativa: 14 anos

Duração: 115min

Ingressos: R$ 100,00 (inteira) – Venda de ingressos: Na bilheteria física do teatro e através do link.

Promoção: R$ 70,00 solidário doando 1 kg de alimento não perecível.

‌Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói

 

Música instrumental é destaque da semana do Arte na Rua

A programação da semana do projeto Arte na Rua destaca a música instrumental niteroiense. O Arte na Rua, projeto realizado pela Fundação de Arte de Niterói, tem como propósito levar cultura e diversão para diversas regiões da cidade, através de apresentações gratuitas de artistas da cidade.

Francisco Falcon. Foto/Divulgação

Na segunda-feira, 27 de janeiro, às 18h, a calçada do Theatro Municipal de Niterói, no Centro, recebe a apresentação de Francisco Falcon Quarteto. O músico multi instrumentista, apresenta sua fusão de jazz com o choro, fruto de seus estudos sobre a aplicação do gênero musical choro na didática do contrabaixo elétrico. 

A esquina da Rua Paulo Gustavo com a Rua Pereira da Silva recebe, na quarta-feira, 29 de janeiro, às 18h, o violonista de sete cordas da nova geração, Lucas Marques, que, acompanhado de seu trio, apresentará sambas e choros. 

Lucas Marques. Foto/Divulgação

Na sexta-feira, 31 de janeiro, às 18h, será a vez da esquina da Rua Paulo Gustavo com Rua Lopes Trovão receber o projeto, com a apresentação do flautista Ranieri Tiago. 

Ranieri Tiago. Foto/Divulgação

As apresentações são gratuitas e com classificação indicativa livre para todos os públicos.

Confira a programação completa:

Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Local: Calçada do Theatro Municipal
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói – RJ

Atração: Francisco Falcon Quarteto

Horário: 18h

Quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Local: Rua Paulo Gustavo
Endereço: Rua Paulo Gustavo c/ Rua Pereira da Silva

Atração: Lucas Marques Trio
Horário: 18h

Sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Local: Rua Paulo Gustavo
Endereço: Rua Paulo Gustavo c/ Rua Lopes Trovão

Atração: Ranieri Tiago
Horário: 18h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *