Arte na Rua promove atividades culturais gratuitas em diversos bairros de Niterói
O projeto Arte na Rua preparou uma programação para o final de semana para todos os públicos. Com apresentações gratuitas e em diversos bairros de Niterói, o Arte na Rua promove os artistas da cidade e anima o público niteroiense.
Na sexta-feira, 6 de dezembro, o Centro e o Engenho do Mato recebem os palcos do projeto. A Praça das Águas, na Avenida Amaral Peixoto, apresenta o rap, pop rock e samba. A partir das 11h, Dom Manel apresenta suas composições sobre vivências cotidianas, no ritmo do rap e da MPB. Às 12h, trio de pop rock Mário & The Angels agita a praça e, às 13h, sobem ao palco o percussionista Yuri Portela e seus convidados, tocando sucessos do samba. O samba também vai ocupar a praça do Engenho do Mato, a partir das 18h, com o Pagode do Lacerda e, às 20h, com a apresentação do cantor Nego Aleir.
O sábado, 7, contará com uma extensa programação em diversos bairros da cidade, como Barreto, Icaraí, Itaipu, Piratininga e Palácio.
Itaipu recebe dois palcos do projeto. Os músicos Jonas e Seu Regional e Isaías Benedito e Banda se apresentam a partir das 11h, na Feira Ecosolidária de Itaipu. O Horto do Itaipu recebe peças para divertir as crianças, às 10h com As Aventuras de Mário e, às 11h, O Natal de Galindo.
As crianças também se divertem no palco de Icaraí, no Campo de São Bento, às 10h30, com a apresentação de Léo Castro com seu projeto Sambaby Sambaby, uma roda de samba para bebês de zero a quatro anos e suas famílias. Às 11h30, o jovem cantor, multi-instrumentista e compositor Marcus Vinicius sobe ao palco, cantando sucessos para as crianças e suas famílias.
No sábado, o samba ganha destaque no Ingá, Jardim Imbuí e Barreto. A cantora Mônica Mac anima o público da Feira do Palácio, a partir das 14h. No Jardim Imbuí, na Avenida dos Pescadores, às 17h, a cantora Luiza Reis apresenta o melhor da música brasileira, e, às 18h, assume o palco o Samba do Tibau. A Praça Flávio Palmier, no Barreto, às 16h, recebe o músico bandolinista e multi-instrumentista Victor Marques e, às 17h, será a vez da roda de samba Filhos da Sinhá.
A Praça Luiz Gomes da Silva, em Piratininga, recebe bandas de rock no sábado e no domingo. No sábado, a partir das 18h, a banda Cadillac Revisited celebra o rock dos anos 1950 e 1960. Às 19h, o Lazy Rock apresenta blues e hard rock e, às 20h, o Rio Rocks toca o melhor do rock internacional. No domingo, a partir das 18h, a praça recebe a banda A Concha com seu rock clássico, funky e grunge, seguida da banda Mano Clesio e encerrando a noite a BR80, com o melhor do pop rock nacional dos anos 1980 e 1990.
Com programação gratuita, diversificada e para todas as idades, o projeto Arte na Rua é realizado pela Fundação de Arte de Niterói. Confira a programação completa:
Sexta-feira, 06 de dezembro de 2024
Local: Praça das Águas
Endereço: Av. Ernani do Amaral Peixoto, Centro, Niterói
Atração: Dom Manel
Horário: 11h
Atração: Mário & The Angels
Horário: 12h
Atração: Yuri Portela e Convidados
Horário: 13h
Local: Praça do Engenho do Mato
Endereço: Avenida Irene Lopes Sodré, Engenho Do Mato, Niterói
Atração: Pagode do Lacerda
Horário: 18h
Atração: Nego Aleir
Horário: 20h
Sábado, 07 de dezembro de 2024
Local: Feira Ecosolidária de Itaipu
Endereço: Estrada Francisco da Cruz Nunes, em frente ao ponto final de ônibus – Praia de Itaipu
Atração: Jonas e Seu Regional
Horário: 11h
Atração: Isaías Benedito & Banda
Horário: 13h
Local: Feira do Palácio
Endereço: Rua Onze de Agosto, ao lado da Faculdade de Direito da UFF – Ingá
Atração: Monica Mac
Horário: 14h às 16h
Local: Horto de Itaipu
Endereço: R. Dr. Pálvaro da Silva – Maravista, Niterói
Atração: As Aventuras de Mário
Horário: 10h
Atração: O Natal de Galindo
Horário: 11h
Local: Estátua do Paulo Gustavo – Campo de São Bento
Endereço: Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, s/n – Icaraí
Atração: Sambaby Sambaby – Léo Castro
Horário: 10h30
Atração: Marcus Vinicius
Horário: 11h30
Local: Jardim Imbuí (Trevo em frente ao restaurante Tibau)
Endereço: Esquina da Av. dos Pescadores, esquina c/ Av. do Forte
Atração: Luiza Reis
Horário: 17h
Atração: Samba do Tibau
Horário: 18h
Local: Praça Flávio Palmier
Endereço: Rua Dr Luiz Palmier, 1001
Atração: Victor Marques
Horário: 16h
Atração: Filhos de Sinhá
Horário: 17h
Local: Praça Luiz Gomes da Silva
Endereço: Av. Alm Tamandaré – Piratininga, Niterói – RJ, 24358-380
Atração: Cadillac Revisited
Horário: 18h
Atração: Lazy Rock
Horário: 19h
Atração: Rio Rocks
Horário: 20h
Domingo, 08 de dezembro de 2024
Local: Praça Luiz Gomes da Silva
Endereço: Av. Alm Tamandaré – Piratininga, Niterói
Atração: A Concha
Horário: 18h
Atração: Mano Clésio
Horário: 19h
Atração: BR80
Horário: 20h
Local: Praça Levi Francisco da Cruz Nunes – Largo da Batalha
Endereço: Estr. Washington Luís – Sapê, Niterói
Atração: Léo Castro
Horário: 16h
Atração: Resenha 2 Paulo’s
Horário: 18h
Solar do Jambeiro recebe exposição que celebra as mulheres brasileiras
A artista plástica Angela Cavalcante inaugura exposição no Solar do Jambeiro, homenageando a diversidade e a resiliência das mulheres brasileiras.
A nova exposição Mulheres Brasileiras será inaugurada no dia 10 de dezembro, às 18h, no Solar do Jambeiro. A mostra, da artista niteroiense Angela Cavalcante, apresenta obras que enaltecem a essência das brasileiras. Por meio de traços e cores, suas criações exaltam a beleza, a elegância, a esperança, a competência e a força que tornam essas mulheres símbolos de resiliência e inspiração.
A inspiração da exposição vem da pluralidade das brasileiras. “De diversas etnias, culturas, línguas e profissões, as mulheres brasileiras são as verdadeiras construtoras de nossa identidade nacional”, afirma a artista, que apresenta uma série de pinturas, com o uso de técnicas como aquarelas e desenhos a lápis.
A exposição Mulheres Brasileiras acontece no Solar do Jambeiro, com visitação até 27 de janeiro, com entrada gratuita.
SERVIÇO
Exposição Mulheres Brasileiras, de Angela Cavalcante
Abertura: 10 de dezembro de 2024
Horário: 18h
Visitação: até 27 de janeiro de 2025
Terça a domingo, de 11h às 16h
Solar do Jambeiro
Rua Pres. Domiciano 195, São Domingos, Niterói
Classificação livre
Entrada gratuita
Circuito de Rodas de Choro de Niterói chega à Sala Carlos Couto neste domingo
Neste domingo, 08 de dezembro, tem o Circuito de Rodas de Choro de Niterói, às 11h, na Sala Carlos Couto, com o Clube do Choro de Niterói.
Fundado em 28 de janeiro de 2013, o Clube do Choro de Niterói nasceu com a ideia de pesquisar, divulgar e preservar este que é considerado o primeiro gênero musical urbano do Brasil. Promoveu suas primeiras reuniões na Praça da Cantareira propiciando uma aproximação do choro com o público universitário da Universidade Federal Fluminense e o público em geral. O quarteto passa por compositores consagrados como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth e outros menos conhecidos do grande público, além de autores de outros gêneros da música brasileira. Produção executiva: Eduardo Jones.
O Clube do Choro é formado por Paulinho do Bandolim (bandolim), Léo Fernandes (violão de 7 cordas), Phelipe Ornellas (cavaquinho) e Diogo Barreto (pandeiro).
SERVIÇO
Clube do Choro de Niterói
Data: 08 de dezembro (domingo)
Horário: 11 horas
GRATUITO
Local: Sala Carlos Couto
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro
SINFÔNICA AMBULANTE RECEBE O BLOCO OLODUMARÉ
NA ORLA DA BOA VIAGEM
Na última edição do ano do Encontro de Blocos, que acontece no dia 08 de dezembro (domingo), às 10h, na orla da Boa Viagem, a Sinfônica Ambulante convida o bloco Olodumaré. O projeto da Fundação de Arte de Niterói acontecerá uma vez por mês, e rodará toda a cidade de Niterói.
Sinfônica Ambulante
A Sinfônica Ambulante é uma fanfarra niteroiense que completou 13 anos de história em março de 2024. Nascida e crescida nas ruas, é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e também da cidade de Niterói, e faz questão de ocupar os espaços públicos ao levar sua música e alegria por todos os cantos. Mistura sopros e percussão em seu repertório repleto de sucessos nacionais e internacionais, sempre temperando seus arranjos com os mais variados ritmos brasileiros, movidos pela energia do Carnaval e da folia!
Olodumaré
O bloco nasceu com o objetivo de difundir a cultura afro-brasileira, lutar contra a discriminação racial e o preconceito social e econômico. No início realizava seus “terreirões” todos os domingos na Praça do Barreto, em Niterói.
Promovendo junto com a comunidade e circunvizinhanças atividades culturais diversas, tais como: Cursos de: dança – afro, de modelo e manequim, aulas de percussão, entre outras atividades educacionais e culturais. Contando com jovens, adultos e crianças, chegando a contabilizar pouco mais de mil associados.
O Bloco Olodumaré também já realizou diversas apresentações em boates, clubes, escolas, teatros, festas comunitárias, em várias cidades do estado do Rio de Janeiro e de outros estados. Como reconhecimento pelo seu trabalho, o Olodumaré já recebeu diversas premiações, algumas como: O troféu “Axé São Gonçalo”, como agremiação de destaque nos anos de 1990/1991; Troféu “Raças”, como agremiação destaque afro, conforme ofício datado de 27 de agosto de 1992. Destacando o reconhecimento público pelo trabalho e dedicação de sua cantora principal, Marília Marques, premiada em com o troféu “Dudu Odara”, em 1991 como destaque “Melhor cantora Afro” dos anos de 1990/1991, e o troféu “Axé São Gonçalo” (1992/1993).
SERVIÇO
Encontro de Blocos: Sinfônica Ambulante recebe Olodumaré
Data: 08 de dezembro (domingo)
Horário: 9h
Classificação etária: Livre
GRATUITO
Local: Orla da Boa Viagem