Theatro Municipal de Niterói recebe o espetáculo TEIA
O projeto Fantástico Mundo traz para o Theatro Municipal de Niterói nos dias 25 e 26 de outubro (sexta e sábado), o espetáculo TEIA. A apresentação irá retratar a condição da mulher e seus reflexos até os dias de hoje.
TEIA resgata fatos históricos e homenageia mulheres inspiradoras e importantes que teceram suas próprias histórias, emanando força, resiliência e coragem, numa sociedade patriarcal e misógina. A tecelagem servirá de pano de fundo para a trama, uma vez que o tear passou a ser o veículo de expressão das mulheres tecelãs na Antiguidade, um discurso social e artístico feminino alternativo ao silenciamento que as oprimia. No palco, as acrobatas costuram os tecidos com o corpo, transformando-os em tramas femininas firmes, resistentes e esperançosas. O espetáculo contará com 3 Atos, com números aéreos performances solo, todos realizados por acrobatas mulheres. Os números estão distribuídos entre os atos e terão como aparelhos circenses: tecidos acrobáticos, trapézio, lira, rede, corda etc.
Ato 1: Echarpe Mental
Ato que representará o silenciamento, o medo e a prisão que a mulher sofre até os dias de hoje, consequências do sistema patriarcal e seus efeitos.
A razão patriarcal é uma razão totalizante, que enclausura a mulher numa teia de sentido, impedindo que escutemos sua fala no decorrer de toda a história da humanidade.
Para representar este ato, o tear, o tricô e as tramas representam as amarras que serão rompidas e servirão de base para as temáticas escolhidas.
Ato 2: Arrematando Ponto
Representação do processo de transformação da mulher em suas diferentes vertentes. O despertar da mulher, que tenta sair do enclausuramento (do sistema); a mulher insatisfeita, que busca informação, que lê, que carrega os elementos de cura, sua história, sonhos, poesias e canções. Ideias, impulsos, sentimentos e recordações. Transformação da mulher, corpo, mente e potencialidades.
Ato 3: Teia das Mulheres
Ato que traz a diversidade da mulher, sua independência, força, coragem, sororidade e união. A determinação da mulher para conquistar seus sonhos e objetivos e tecer sua própria história.
Teia de Conexão
A tecelã do universo, a aranha, serve de inspiração e faz conexão com as infinitas possibilidades de manifestação do universo. Vê para além da teia da ilusão, que é a aparência, e procura novas alternativas ao caminho presente.
A aranha nos mostra que é preciso olhar para além do horizonte, do que é aparente ou visível, para tecer a própria história, com força e determinação.
A teia representa a força e a união das mulheres e simboliza o poder da sororidade e da solidariedade feminina.
Ficha Técnica:
Direção Geral e Produção Executiva: Val Martins
Roteiro e concepção: Val Martins e Yohana Rangel
Coreografia artística : Yohana Rangel
Coreografia técnica : Mari Duque
Plástica (luz, figurino e cenografia): Ale Costa
Comissão criativa : Yohana Rangel, Val Martins, Veronica Freitas, Larissa de Castro e Paloma Guedes, Mari Duque e Ale Costa
Produção: Giovanna Deep
Assistentes de produção: Lídia Lima, Guilherme Pontes, Andrea Pinho, Beatriz Pereira. Operador de Luz: Tadeu Freire
Operador de som:
Rigger: Mauricio Peixoto
Fotógrafos: Daniela Santos e Guilherme Milward
Design Gráfico: Felipe Felix
Gravação: Lucio Larangeira Filmes
Elenco:
– Ana Júlia Mattos
– Mayra Camoleze
– Rosane Muti
– Luciana Martins
– Mariana Veltri
– Mariah Deppe
– Letícia Yusim
– Ana Carolina Cunha
– Maria Carolina Gueiros
– Maíra de Oliveira Alves
– Paloma Guedes
– Tatiana Simões
– Adriana Guedes Sabino dos Santos
– Karin da Costa Calaza
– Bruna de Bragança
– Larissa de Castro
– Val Martins
– Yohana Rangel
– Mari Duque
– Veronica Freitas
– Taylana Medeiros
– Luciana Monteiro
– Carla Carvalho
SERVIÇO
TEIA | Fantástico Mundo
Datas: 25 e 26 de outubro
Horário: 20h (sexta) e 19h (sábado)
Duração: 90min
Classificação Etária: Livre
Ingresso: R$ 80
Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Solar do Jambeiro recebe teatro musical infantil
O Solar do Jambeiro recebe nos dias 25 e 26 de outubro, às 18h, a peça Katharina, a fantasminha medrosa, uma história sobre coragem, amizade, rompimento de preconceitos, amor e trocas emocionais.
O musical conta a história de uma menina fantasma que tem medo dos humanos, mas sente muita vontade de se conectar com eles. Seus medos a impedem de brincar com as crianças que ela admira, principalmente uma em especial, Matilda, a menina que
canta e dança.
Com músicas de Teresa Mello e coreografias de Pablo Sant’Anna, a peça promete encantar o público de todas as idades. Sob a direção de Marília Damatta, a história fala de coragem, amizade, rompimento de preconceitos, amor e trocas emocionais.
Katharina, a fantasminha medrosa
Sexta-feira, 25 de outubro de 2024
Sábado, 26 de outubro de 2024
Horário: 18h
Classificação indicativa livre
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Pres. Domiciano 195, Niterói, São Domingos
Débora Moreno lança livro infantil no Solar do Jambeiro
Na quinta-feira, 24 de outubro, às 14h, a autora Débora Moreno lança seu novo livro infantil Taiô, o menino que perdeu o dentinho de leite, no Solar do Jambeiro.
A autora, que escreveu seu primeiro poema aos 7 anos, também é contadora de história e artesã. Moradora do Morro do Estado, com 22 anos de experiência na arte, tem feito apresentações nas escolas públicas de Niterói, levando suas histórias criativas e cativantes para as crianças.
O seu novo trabalho, “Taiô, o menino que perdeu o dentinho de leite”, foi escrito em homenagem a um menino chamado Taiô, filho de uma professora.
SERVIÇO
Lançamento do livro Taiô, o menino que perdeu o dentinho de leite
Data: 24 de outubro de 2024 (Quinta-feira)
Horário: 14h
Entrada gratuita
Classificação indicativa livre
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Pres. Domiciano 195, Niterói, São Domingos
Música e teatro neste final de semana no Arte na Rua
O Projeto Arte na Rua leva muita música brasileira e teatro musical para as ruas de Niterói neste final de semana. Com programação gratuita, diversificada e para todas as idades, o Arte na Rua é realizado pela Fundação de Arte de Niterói.
Na sexta-feira, 25 de outubro, às 11h, o Parque das Águas, na Avenida Amaral Peixoto, recebe o show da cantora Sacha Alexia, com muita música sertaneja, nos estilos do modão e raiz.
Também na sexta-feira, em Serra Grande, na Avenida Ewerton Xavier, às 20h, a Cia Ópera Prima Teatral apresenta a cena “O Lixo” do escritor Luis Fernando Veríssimo, sobre um encontro casual entre dois vizinhos, ambos solitários e curiosos pelo outro, que iniciam um diálogo sobre o que encontraram no lixo um do outro, sendo esse o elo inicial entre os dois. A companhia dialoga com a música para trazer temas que passam despercebidos, de certa forma, por se tratar de algo que não compreendemos como parte de nós mesmos.
No sábado, o Campo de São Bento recebe a apresentação de música instrumental do Trio de Cordas Pizzicato, às 10h, e do Trio Staccato, às 10h30. Às 11h, será a vez da cantora e compositora Ju Rosário apresentar seu trabalho autoral, com uma sonoridade que mescla MPB, Jazz e Pop.
Confira a programação completa:
Local: Praça das Águas
Endereço: Av. Ernani do Amaral Peixoto, Centro, Niterói – RJ, 24020-210
Sexta-feira, 25 de outubro de 2024
Atração: Sacha Alexia
Horário: 11h
Local: Serra Grande
Endereço: Av. Central Ewerton Xavier, 3345 – Serra Grande, Niterói – RJ, 24340-105
Sexta-feira, 25 de outubro de 2024
Atração: “Lixo” (Música + Teatro)
Horário: 20h às 23h
Local: Campo de São Bento
Endereço: Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, s/n – Icaraí, Niterói – RJ, 24230-161
Sábado, 26 de outubro de 2024
Atração: Trio de Cordas Pizzicato
Horário: 10h
Atração: Trio Staccato
Horário: 10h30
Atração: Ju Rosário
Horário: 11h
‘Queridas Mulheres’ em única apresentação na sala Nelson
A Sala Nelson Pereira dos Santos abre seu palco, na sexta-feira, 25 de outubro, às 19h, para o espetáculo ‘Queridas Mulheres’, uma encantadora e comovente história das quatro irmãs March: Meg, Jo, Beth e Amy, durante a Guerra Civil Americana.
Baseada nos livros “Mulherzinhas” e “Boas Esposas” de Louisa May Alcott, o texto aborda as complexidades delicadas que vão do amor à perda.
Em “Queridas Mulheres”, contamos com personagens cativantes e envolventes, como nossa heroína Jo, que almeja se tornar uma grande escritora; Meg, a primogênita romântica e vaidosa; Beth, que com sua doçura e calma conquista a todos; Amy, a caçula refinada, mas dramática e vingativa; e Laurie, o vizinho da família March, que se encanta pelas irmãs e logo se torna parte do dia-a-dia delas.
Serviço
Queridas Mulheres
Data: 25 de outubro de 2024
Horário: 19h
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 120 min
Ingresso: R$40 (inteira)
Adquire o ingresso na Sympla, ou na bilheteria da Sala Nelson Pereira dos Santos
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
End: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói