
Arte: O Gonçalense
Botafogo goleia,Flamengo vence e se mantém na liderança, enquanto Fluminense e Vasco arrancam empates
A 19ª rodada do Brasileirão foi boa para dois clubes do Rio de Janeiro, Botafogo que goleou o Fortaleza na Arena Castelão, e para o Flamengo que se mantém na liderança após vencer o Mirassol no Maracanã. O Vasco empatou em casa contra o Atlético MG e o Fluminense viu o Bahia empatar no apagar das luzes na Arena Fonte Nova.
Flamengo
O Flamengo recebeu o Mirassol, time que vem se destacando pela boa campanha no campeonato Brasileiro 2025. Apesar do ímpeto do time do interior paulista no início da partida, foi o Flamengo que abriu o placar aos 18 minutos da primeira etapa, Léo Pereira subiu sozinho após cruzamento na medida de Samuel Lino. O Rubro-negro carioca continuava a criar chances mas sem marcar até os 22 minutos do segundo tempo, quando Arrascaeta deu belo passe para Plata ampliar o marcador, 5 minutos após o segundo gol do Flamengo, o Mirassol contou com a famosa “lei do ex” quando Gabriel, ex-flamengo, diminui a diferença para 2 a 1.

A partir daí o Mirassol se lançou mais ao ataque buscando o empate mas com boas defesas do goleiro Rossi, o Flamengo segurou a vitória e se mantém na liderança. Agora o Rubro-negro vira a chave para se concentrar na partida do meio de semana pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América, onde irá enfrentar o Internacional nessa quarta feira (13) as 21:30 no Maracanã.
Botafogo
O Glorioso foi até Fortaleza encarar o Leão do Pici, e não tomou conhecimento do time da casa. Um lance capital mudou o rumo do jogo, logo aos 6 minutos Rodrigo Mancha recebeu cartão vermelho por uma entrada violenta em Danilo, com um a mais o Botafogo que já tinha chego ao ataque antes da expulsão começou a ir com tudo para cima do Fortaleza. Aos 14 minutos Marçal abriu o placar de cabeça, após cobrança de falta de Alex Telles, o Fortaleza ainda tentou reagir mas a defesa bem postada do Glorioso impediu qualquer investida do Leão do Pici, e já no final dos acréscimos da primeira etapa, Montoro deu um belo passe para Arthur Cabral driblar o goleiro e aumentar a vantagem.

No segundo tempo o Botafogo não aliviou e logo no primeiro minuto, Newton acertou a trave assustando a defesa do Fortaleza que cedeu escanteio, e na cobrança do escanteio Arthur Cabral dominou dentro da grande área girou e entregou para Marçal fazer o terceiro do Glorioso e segundo dele na partida, 5 minutos depois o Botafogo fez o quarto gol com David Ricardo, que marcou seu primeiro gol com a camisa do Botafogo. Com a partida dominada o Botafogo controlou o jogo, buscando o quinto gol mas sem se expôr muito defensivamente, até que nos acréscimos da segunda etapa, Matheus Martins deu números finais a partida chutando de fora da área e sacramentando a goleada do Glorioso. O Botafogo agora se prepara para receber a LDU de Quito, na quinta-feira (14) as 19 horas no estádio Nilton Santos, a partida é válida pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América.
Vasco
O Gigante da colina recebeu o Atlético Mineiro em São Januário, e o Galo teve um início dos sonhos, logo aos 38 segundos de partida Gabriel Menino acertou um chute de rara felicidade no canto de Léo Jardim que nada pode fazer. Com 1 a 0 contra desde o primeiro minuto não restou outra alternativa para o Vasco que não fosse se lançar ao ataque, e aos 18 minutos foi marcado um pênalti de Cuello em cima de Philipe Coutinho, Vegetti bateu e empatou para o Gigante da colina. Após esses primeiros 20 minutos de muita ação o jogo ficou mais parelho com as duas equipes sem se arriscarem muito defensivamente, as equipes até criaram algumas chances na primeira etapa mas pararam em Éverson e Léo Jardim e na falta de pontaria dos atacantes.

O segundo tempo veio com uma chance de ouro para Coutinho logo aos 9 minutos, após erro de Gustavo Scarpa, o craque do Vasco recebeu na entrada da área cara a cara com Éverson mas o goleiro do Galo conseguiu defender, Tchê Tchê quase marcou chutando de fora no rebote de um escanteio aos 28 minutos, mas a bola foi para fora, e Biel do Galo perdeu a chance de desempatar aos 35 minutos quando recebeu um cruzamento na linha da pequena área mas isolou. No final Vegetti ainda levou um amarelo nos acréscimos do segundo tempo e desfalcará o Gigante da colina no próximo jogo do Brasileirão. O próximo compromisso do Vasco é contra o Santos no domingo (17) na Vila Belmiro as 16 horas.
Fluminense
O tricolor das laranjeiras foi até a Arena Fonte Nova encarar o Bahia, e foi uma partida repleta de gols e reviravoltas. Logo aos 9 minutos Gérman Cano abriu o placar para o Fluminense, depois de arremesso de lateral Keno ajeitou de cabeça para o artilheiro pegar de primeira e abrir o marcador. 4 minutos após o gol do Fluminense o Bahia reagiu, após tentativa de cruzamento rasteiro de Jean Lucas, Bernal acabou colocando contra o próprio gol e deixando a partida empatada, e aos 18 minutos Éverton Ribeiro virou a partida pro Bahia.

No início da segunda etapa, o Fluminense já veio com tudo e aos 3 minutos Cano novamente empatou a partida, num belo chute de voleio que foi morrer no cantinho do goleiro Ronaldo, que acabou falhando no gol da virada do tricolor carioca, após Nonato chutar rasteiro na grande área, o Goleiro do Bahia aceitou e a partida ficou 3 a 2 pro flu ao 26 do segundo tempo. O jogo se encaminhava para o fim e a vitória do Fluminense parecia uma certeza, mas aos 44 minutos Luciano Juba acertou um chute que encobriu Fábio e deu números finais a partida, um intenso 3 a 3 na Fonte Nova. O Fluminense agora se prepara para encarar o America de Cali pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana na terça-feira (12) ás 21:30 no Estádio Pascual Guerrero, na Colômbia.
Por Yuri Griem