A Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realiza, nesta terça-feira (21/11), audiência pública para falar sobre os impactos da pesca artesanal na geração de emprego e renda no Estado do Rio. A reunião será às 18h no Cine Henfil, localizado na Rua Alferes Gomes 390, no centro de Maricá.
“Há gerações, são diversas as famílias que encontram na pesca sua subsistência, auxiliando na circulação de renda e assegurando a memória viva de costumes que formaram a identidade de diversas comunidades ribeirinhas em todo o estado. Por esse motivo, debateremos com associações, instituições e Poder Público uma agenda de mecanismos que aprofundem os direitos de pequenos pescadores, marisqueiros e aquicultores”, disse o presidente do colegiado, deputado Renato Machado (PT).
Entre os convidados a participar da audiência estão o promotor do Ministério Público, José Maximino; o representante do Conselho Nacional do Fundo de Mercante, Edson Roxa; o presidente do Sindicato dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Maxuel José Monteiro da Costa; os vereadores Julio Cesar Silva Santos (PDT/Maricá) e Alexandre Rodrigues de Oliveira (PCdoB/Maricá); e a secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento de Maricá, Mariana Oliveira Principe do Amaral.