Os aposentados e pensionistas do INSS vão começar a receber os pagamentos deste mês de junho nesta segunda-feira, 24. A entidade organiza o pagamento em lotes, de acordo com o número final do benefício e a renda mensal.
Primeiro serão pagos os benefícios de até 1 salário mínimo, que vão ocorrer entre os dias 24 de junho e 5 de julho. Já os pagamentos de mais de 1 salário mínimo ocorrem entre os dias 1º de julho até o dia 5.
Também receberão nesta segunda-feira todos os beneficiários que residem no Rio Grande do Sul e foram atingidos pelas fortes chuvas que inundaram o estado em maio. A antecipação do calendário de pagamentos na região vai até acabar o estado de calamidade pública no estado
Confira a tabela completa das datas
Atualmente. o INSS paga um total de 40.088.985 de benefícios. Desse total, cerca de 28 milhões ou 70% do total recebe benefícios de até um salário mínimo (R$ 1.412). Outros 12,3 milhões ganham acima do piso nacional.
Para descobrir o valor final do benefício, é necessário ignorar o último dígito do dígito verificador. Por exemplo, se o benefício terminar em 123-4, o final do benefício será 3. O cidadão pode ver o valor final do benefício na carta de concessão, no extrato de pagamento ou ligando para o número 135 – que está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Ao saber o valor final do benefício, basta consultar o calendário para saber a data de pagamento, dependendo da faixa de renda (https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/sai-o-calendario-de-pagamentos-de-2024). É importante ressaltar que os pagamentos são feitos somente em dias úteis, excluindo sábados, domingos e feriados nacionais.
Fonte: INSS