Benzô (SP), Documentário, 10 anos, 2024, Direção: Letícia Andra (Foto/Divulgação: Still)
5a MOSTRA DO FILME MARGINAL: CINEMA DE LUTA, ARTE DE LIBERTAÇÃO
Dez dias de filmes e debates, com entrada franca no Estação Net Botafogo e mais nove pontos do Rio de Janeiro.
Uma seleção de longas, médias e curtas metragens do cinema independente brasileiro e internacional, com produções que estimulam a reflexão sobre injustiças e desigualdades.
Abertura acontece dia 12 de setembro, às 19h, no Auditório 11 da UERJ, e mostra vai até 21 de setembro, incluindo ficção, documentários, filmes experimentais, ficção científica, animação, realismo fantástico, horror etc.
Seleção reúne produções de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo, Sergipe e da Guiné-Bissau, na África.
Há opções para adultos e crianças e sessões com recursos de acessibilidade, conforme a programação.
De 12 a 21 de setembro, o Rio de Janeiro sedia a 5a Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação. Com entrada franca, o público terá acesso a produções audiovisuais independentes de curta, média e longa-metragem que estimulam a reflexão sobre injustiças e desigualdades e que inspirem a ação e a resistência. O evento será centralizado no Estação NET Botafogo, mas estão programadas exibições em diferentes pontos da cidade, como o IFCS/UFRJ, a Biblioteca Parque de Manguinhos, Instituto Benjamin Constant, Areninha de Guadalupe, Teatro Correios Léa Garcia, Ponto Cine, Galpão Bela Maré, Lado B e CCS Movimento. Muitas sessões incluem bate-papo com os realizadores, conforme a programação disponível no site do festival: www.mostradofilmemarginal.com. A 5ª Mostra do Filme Marginal é uma realização da Corpo Fechado Produtora com apoio do Pró-Carioca Audiovisual 2024 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, Lei Paulo Gustavo, Rio Filme.
Realizada anualmente, a Mostra do Filme Marginal tem por objetivo valorizar e divulgar produções audiovisuais independentes brasileiras que coloquem em cena personagens e temáticas socialmente marginalizadas. “A mostra é um espelho das questões que mais mobilizam a nossa sociedade a cada ano. Na seleção de 2025, aparecem temas como precariedade de trabalho, encarceramento, etarismo, racismo, violência doméstica, superexploração de recursos naturais, exclusão, invisibilidade social, sexismo, lixões, entre outros”, revela Uilton Oliveira, idealizador do evento. Seja em ficções, documentários, produções experimentais, ficção científica, animação, realismo fantástico ou horror, os filmes envolvem maternidade, romancesLGBTQIA+, religiões afrobrasileiras, envelhecimento, cotas raciais, quilombos, jongo, música, punks, pixação, ditadura militar… Muitas sessões incluem recursos de acessibilidade, seja legenda descritiva, audiodescrição, legenda em português ou libras. É importante consultar a programação.
As inscrições para a 5a Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação ocorreram de 01 a 18 de maio de 2025, aberta para filmes finalizados a partir de 2022. Todas as produções inscritas foram analisadas pela curadoria nomeada, que decidiu, soberanamente, as selecionadas. A mostra de 2025 traz trabalhos de todas as regiões do país, incluindo os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo, Sergipe. Há também um trabalho da Guiné-Bissau, África. A Mostra do Filme Marginal foi criada em 2017. No seu primeiro ano contou com 36 filmes inscritos e, na última edição, em 2024, as inscrições chegaram a 404.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA: https://mostradofilmemarginal.com/programacao-2025/
SOBRE A MOSTRA
Desde que foi criada em 2017, a Mostra do Filme Marginal é uma iniciativa de difusão, reflexão, estímulo, autoformação e organização do público para um cinema popular, autoral e crítico. Por meio de parcerias com movimentos sociais e instituições culturais, tornou-se um importante espaço de divulgação de produções que trazem personagens e temáticas sociais, políticas e culturais diversificadas e marginalizadas pelo sistema sociopolítico vigente, com uma leitura crítica fora dos meios comerciais.
SERVIÇO
5a Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação
Data: de 12 a 21 de setembro de 2025
Local: cidade do Rio de Janeiro (diversos locais, conforme programação)
Classificação etária: conforme programação
Duração: conforme programação
Entrada franca
Programação: https://mostradofilmemarginal.com/programacao-2025/
Site: https://mostradofilmemarginal.com/
Fonte: JUNIA AZEVEDO

