Capital carioca sedia etapa mundial da maior disputa de Breaking do planeta e ainda conta com programação especial de 04 a 07 de dezembro
Unindo cultura, esporte, música e dança, o Rio de Janeiro se prepara para receber mais de 30 países durante a etapa mundial do Red Bull BC One, a maior disputa de Breaking 1×1 do planeta. A grande final da competição acontece no dia 7 de dezembro, na Farmasi Arena, e reunirá os melhores B-Boys e B-Girls do mundo inteiro pela disputa do título de campeão mundial. Os ingressos são limitados e estão disponíveis a partir de R$30,00 no site redbull.com/bcone.
Na mesma semana, como aquecimento para a final mundial, rola o Red Bull BC One Camp Rio – 3 dias de imersão na cultura do Breaking com uma programação totalmente gratuita e aberta ao público. Celebrando a cultura do Hip Hop com toques de brasilidade como Passinho, Capoeira e Samba, além de workshops, oficinas de danças e batalhas de exibição, o Camp acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de dezembro na Fundição Progresso, no Centro Histórico do Rio.
|
|
|
Fotos/Divulgação
Marcelo D2 participou de gravação especial para a Final Mundial do Red Bull BC One, evento que celebra duas décadas de história neste ano (Crédito: Tato Vilela)
|
|
|
Além de disputas de alto nível e performance, a Final Mundial do Red Bull BC One terá um show exclusivo e inédito do ícone do Hip Hop: Marcelo D2. “Estou fazendo um projeto especialíssimo para o Red Bull BC One, que esse ano acontece na minha cidade, Rio de Janeiro. Estou revisitando algumas músicas, coisa que eu gosto muito, do hip-hop ao samba. Feliz demais de participar desse que é o maior campeonato de Breaking do mundo”, celebrou D2. Para completar a festa, a final mundial também contará com um show de encerramento do rapper TZ da Coronel.
|
|
|
Crew de Breaking Red Bull BC One All Stars no Rio de Janeiro (Créditos: Little Shao / Red Bull Content Pool)
|
|
|
Red Bull BC One Camp Rio: Programação cultural gratuita na Fundição Progresso
Para inaugurar o evento, a agenda do dia 04 de dezembro terá:
- 12h00 – 14h00: Breaking Capoeira + Powermoves – workshop com o atleta Arthur Fiu que vai unir as duas modalidades promovendo uma mistura única do Brasil.
- 14h00 – 18h30: Red Bull Bc One Cypher Latam – Etapas preliminares – B-Boys e B-Girls residentes de qualquer país da América Latina (exceto o Brasil) vão competir em busca de uma vaga no Red Bull Bc One Last Chance Cypher (última etapa qualificatória antes do mundial).
- 15h00 – 16h00: Batalha do Chinelo – Bonnie & Clyde – batalha 2 x 2 na qual os competidores dançam de chinelo e não podem deixá-los sair do pé. Batalha brasileiríssima criada pelo B-Boy Pelezinho.
- 17h00 – 18h30: Kill The Beat – Batalha lendária que vai homenagear músicas que marcaram a história do Hip Hop com performances marcantes.
- 19h30 – 22h30: Red Bull Bc One Cypher Latam – a decisão terá transmissão ao vivo pelo Youtube.
No dia 05 de dezembro, o Red Bull BC One Camp Rio segue com atividades super especiais:
- 12h00 – 14h00: Footworkerz Workshop – workshop com conceitos e dicas práticas de Footwork (um dos estilos que compõem o Breaking) conduzido pelo B-Boy Jey.
- 14h30 – 17h00: Footworkerz Battle – pelo segundo ano consecutivo no Brasil, a batalha criada pela página no Instagram @footworkerz acontecerá na programação do Red Bull BC One Camp.
- 16h30 – 18h00: B-Girls Workshop – treinamento físico e mental focado na presença feminina no Breaking ministrado pela B-Girl Kastet, bicampeã do Red Bull BC One.
- 18h00 – 22h00: Last Chance Cypher – Vencedores nacionais dos países que receberam o evento batalham pelas últimas quatro vagas na Final Mundial do Red Bull BC One, e temos os brasileiros B-Boy Kley e B-Girl Maia na disputa. Essa etapa também terá transmissão ao vivo pelo Youtube e pela Red Bull TV.
No último dia do Camp, 06 de dezembro, o evento receberá:
- 12h00 – 18h00: Crew vs Crew Battle – grupos de 5 a 8 breakers se enfrentam em uma batalha épica de crews.
- 13h30 – 15h30: Workshop de Passinho – um mergulho na história e técnicas do Passinho, que neste ano foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro. A aula será conduzida pelo dançarino expert em passinho André DB.
- 17h30 – 19h30: Batalha de Passinho (Preliminares) – Após o workshop, é hora de ver na prática! As batalhas serão em trios (3 x 3) com 3 rounds cada apresentação, nos quais a cada entrada o BPM da música muda para estimular o improviso e sincronia dos grupos.
- 21h00 – 22h00: Batalha de Passinho (Final) – Decisão da Batalha de Passinho com os trios escolhidos na etapa preliminar e apresentação exclusiva do Dance Maré, coletivo formado por dançarinos do Complexo da Maré (RJ) e criado pelo influenciador Raphael Vicente.
|
|
|
Programação completa do Red Bull BC One Camp Rio 2024 (Crédito: Divulgação)
|
|
|
Final Mundial – 7 de dezembro: Como funciona a grande decisão?
A etapa mundial é dividida em duas categorias (feminina e masculina) e é formada por 16 B-Boys e 16 B-Girls. A decisão funciona no formato mata-mata, no qual os participantes se apresentam em frente a um painel formado por cinco jurados e têm suas habilidades avaliadas. Vale tudo para impressionar: técnica, criatividade e performance. Vence quem for melhor em todos os requisitos e conquistar os juízes Lil G, Amir, Narumi, Jaromeskee, Roxy. Soltando as batidas mais icônicas, o DJ holandês Nobunaga vai conduzir o evento junto com os anfitriões e apresentadores, o B-Boy Amjad e a comunicadora Magá Moura. O evento conta com a parceria e apoio da Reebok, Technics, Samsung e Rádio Transamérica e terá transmissão ao vivo a partir das 17h no SporTV 2, nos canais Podpah e Red Bull BC One no Youtube e Red Bull TV.
Antes da decisão global, a competição passou por mais de 30 países com etapas regionais e nacionais que garantiram vagas no Red Bull Last Chance Cypher, última etapa classificatória que reúne os ganhadores de todas as Cyphers Nacionais que aconteceram pelo mundo. No Brasil, a Final Nacional aconteceu em agosto, em São Paulo, e classificou o B-Boy paraense Kley e a B-Girl brasiliense Maia como campeões brasileiros do evento.
|
|
|
Final brasileira do Red Bull BC One aconteceu em agosto em São Paulo e classificou B-Boy Kley e a B-Girl Maia para buscarem vagas na decisão mundial (Crédito: Fábio Piva / Red Bull Content Pool)
|
|
|
Para deixar a competição ainda mais aquecida e elevar o nível, a World Final do Red Bull BC One terá como convidados alguns dos melhores e já estabelecidos B-Boys e B-Girls do mundo como wildcards. E o Brasil será bem representado por um time de peso que vai competir em casa na briga pelo título: Leony, Samuka, Toquinha e Mini Japa.
Outros wildcards com presença confirmada são os B-Boys Khalil (França); Hiro10 (Japão); Dias (Cazaquistão); Quake (Taiwan); Victor (Estados Unidos); Robb (Bélgica); Alvin (Venezuela); Klash(Egito); Zooty Zoot (Coreia do Sul) e Menno (Holanda). E as B-Girls Yasmin (Japão); Lola (Espanha); Nicka (Lituânia);
|
|
|
Fonte: Victoria Martinell