
Foto: Divulgação
Evento gratuito e aberto ao público acontece na Casa Firjan e reúne escritores, editores e profissionais do setor gráfico do Brasil e do mundo
Uma exposição na qual o visitante coloca um óculos de Realidade Aumentada e faz uma viagem através do tempo – e da história da literatura, da imprensa e do setor gráfico. Esta é uma das atrações do III Seminário Gráfico da Firjan, que acontece nesta quarta-feira (17), a partir das 9h, na Casa Firjan – com inscrições gratuitas e poucas vagas restantes. O evento reúne toda a cadeia produtiva do livro, incluindo, claro, grandes autores, como os vencedores do Jabuti Itamar Vieira Jr. e Eliana Alves Cruz, e especialistas globais em inovações e tendências, como a inglesa Emma House (Oreham Group).
Na exposição “De onde vem o livro que você lê?”, o público poderá interagir com a prensa de Gutemberg, revolucionou o mundo. O visitante poderá também “entrar” em esferas que o levam a parques gráficos (do linotipo às máquinas modernas), e até criar virtualmente a capa de um livro.
“A Firjan propõe um debate amplo sobre toda a cadeia produtiva do livro — do autor ao leitor —, compartilhando informações relevantes sobre comportamento, hábitos de consumo, tendências, novas tecnologias e referências nacionais e internacionais”, destacou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.
Palestras nacionais e internacionais
O III Seminário começa com Itamar Vieira Jr., vencedor do Prêmio Jabuti 2020 com Torto Arado (Todavia), discutindo a convergência entre sucesso comercial e valor literário. Em outros quatro painéis, serão abordados temas como: as relações entre autores e editores; as tendências nacionais e internacionais no mercado gráfico e editorial; os impactos das novas tecnologias no setor e na capacitação profissional contínua; além de como as redes sociais vêm impulsionando a publicação impressa.
Participam ainda a cantora Zélia Duncan, que em 2022 lançou o livro “Benditas coisas que eu não sei” (Agir); Eliana Alves Cruz, vencedora do Jabuti 2022 na categoria “Contos”, com A vestida (Malê); Emma House (Oreham Group), consultora internacional editorial; e Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL). Da indústria gráfica, destacam-se Silvia Montes (Heidelberg); Paulo Faria (Koenig&Bauer); Júlio Dantas (Xerox); o consultor internacional Francisco Calvache; o empresário Gustavo Benvenho (Midiograf); e Sandra Rosalen, pesquisadora sênior de Impressão Digital e Offset da Universidade de Wuppertal, além de editoras como Malê e Agir.
“O evento reúne todos os envolvidos na cadeia produtiva, com o objetivo de fortalecer o setor gráfico, gerar novas oportunidades de negócio e, claro, incentivar o surgimento de novos leitores – o propósito maior dessa indústria”, afirma o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio (Sigraf), Carlos Augusto Di Giorgio Sobrinho.
Produção ao vivo da capa de um livro
Outra atração é a produção completa e ao vivo de um impresso editorial. Durante o evento, alunos do Curso Técnico em Design Gráfico do Centro de Referência em Gráfica Firjan SENAI SESI Maracanã produzirão um impresso, que será distribuído no evento, e participarão de um Hackathon criativo para desenvolver a arte da capa do livro Rio de Letras 2025, prêmio realizado pela Firjan SESI, com curadoria da Academia Brasileira de Letras (ABL) e parceria da Secretaria Estadual de Educação. A obra reunirá contos, crônicas e poesias de alunos das redes estadual de ensino e Firjan SESI.
“Queremos mostrar que o livro impresso segue vivo, pulsante e relevante, e que a indústria gráfica é protagonista nesse processo. A leitura e, por consequência, a boa escrita, são importantes para qualquer profissional, independente da área de atuação, e produção de livros é elemento fundamental nessa engrenagem de cultura e aprendizagem”, diretor de Educação e Cultura da Firjan SENAI SESI, Vinícius Cardoso.
Serviço:
III Seminário Gráfico Internacional
Data: 17 de setembro, das 9h às 18h
Local: Casa Firjan (R. Guilhermina Guinle – Botafogo)
Inscrições gratuitas: Link
Fonte: Firjan