
Foto/Divulgação: Octacílio Barbosa
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em primeira discussão, o Projeto de Lei 3.185/24, que declara o America Football Club como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado. A proposta é assinada pelos deputados Rodrigo Amorim (União), Carlos Minc (PSB), Fred Pacheco (PMN) e Luiz Paulo (PSD). A medida ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário.
O America Football Club foi fundado em 18 de setembro de 1904 e está sediado na região da Grande Tijuca, Zona Norte do Rio. A agremiação é um dos clubes mais tradicionais do país e soma conquistas como o International Soccer League (1962), o Torneio dos Campeões da CBF (1982), sete títulos do Campeonato Carioca e a primeira edição da Taça Rio, também em 1982.
O projeto destaca ainda a importância histórica do clube, primeiro no Brasil a ser batizado com o nome do continente americano. Desde 2020, após decisão do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), o America tem exclusividade sobre o uso do nome America Football Club e do símbolo AFC.