Graças aos projetos sustentáveis a cidade continua em primeiro lugar no ranking estadual do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU)
Para seguir com as políticas públicas cada vez mais sustentáveis, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), está ampliando o uso das chamadas “Big Bags”, sacolas reutilizáveis de polipropileno, no serviço de coleta da cidade. De acordo o setor operacional da Companhia, por dia, cada Big Bag substitui a utilização de 500 sacos plásticos na cidade, reduzindo bastante o impacto ambiental.
As equipes de limpeza da Companhia utilizam os “Big Bags” para o recolhimento de lixo seco, como folhas e itens recicláveis e também na coleta seletiva porta a porta, que atende a cidade toda, além das Escolas Municipais que contam com o serviço de reciclagem, através da Educação Ambiental.
“ Niterói se mantem em primeiro lugar no ranking estadual do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), desenvolvido pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) Nossos garis que estão em linha de frente são muito bem treinados e orientados e seguimos políticas públicas sempre voltadas para a ampliação de mediadas sustentáveis como essa do uso das sacolas recicláveis . São medidas como estas que vão fazendo a diferença no dia a dia . destacou o presidente da Clin, Luiz Fróes.
Para realizar a operação e remover o excesso de folhas, a Clin trabalha com equipamentos especiais como sopradores e “bags” que são sacolas reaproveitáveis, permitindo que o resíduo seja despejado direto no compactador. Por dia, são utilizados pelas equipes aproximadamente 30 “sacolas” para retirar as folhas das ruas e calçadas de Niterói.
Niterói tem uma longa tradição em coleta seletiva. O serviço teve início em 1991, através do projeto experimental desenvolvido no Condomínio Grotão, em Itaipu. Em 1997, a coleta seletiva ganhou infraestrutura, o que permitiu expandir e aprimorar o sistema de recolhimento porta a porta.
O Programa de Educação Ambiental(CEA) é outro exemplo importante do compromisso da Clin com a sustentabilidade. A equipe da Clin leva informações úteis aos profissionais de ensino das redes municipais, estaduais e privadas, bem como aos cidadãos , em suas diferentes atuações.
Além das atividades educativas, são instalados nas escolas municipais, contêineres de cores diferentes para proporcionar uma destinação ambientalmente adequada, tendo em vista a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
A companhia também vem implantando, por meio de uma parceria com a E-Ambiental, o projeto de Recebimento de Resíduos Eletrônicos. Desde que o projeto começou em março de 2022, a empresa recolheu o total de 570 kg de eletroeletrônicos.
Os ecopontos, onde estão sendo feitos os descartes deste material, ficam nos seguintes locais: Largo da Batalha, Barreto, Fonseca, Itaipu, Santa Bárbara e Ilha da Conceição. A empresa também disponibiliza o serviço Disque Coleta, através dos números 99730-3510, em que os moradores da cidade podem informar o endereço e solicitar o recolhimento do resíduo eletrônico de forma gratuita.
Ampliação de trabalhos sustentáveis – A Clin também está trabalhando com o Projeto Ponto de Entrega Sustentável(PES) que foi implantado há cerca de três meses na comunidade do Buraco do Boi, no Barreto, Zona Norte de Niterói , e que através de Moeda Social Recicle estimula a coleta seletiva e em troca jovens ganham créditos para aulas, já rendeu os primeiros frutos . Adolescentes da localidade que tem cerca de 7 mil famílias já participaram de aulas de Excel e Word o que futuramente poderá ajudar na conquista do primeiro emprego. O projeto já está tendo tanto sucesso e envolvimento da comunidade que já estão sendo recolhidos cerca de uma tonelada de resíduos por mês .
A iniciativa, pioneira no país, estimula a participação da população na coleta seletiva em troca de créditos que deverão ser usados exclusivamente em atividades educacionais e culturais, como por exemplo, ter acesso às aulas para Ensino de Jovens e Adultos(EJA), lutas marciais e passeios culturais.
Dados da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) reforçam que, a cada ano, com o aumento da implantação de projetos sustentáveis, cresce a quantidade de resíduos recicláveis recolhidos. Em 2021, foram retiradas 3.373,26 toneladas de recicláveis. Em 2022, o número aumentou para 4.797,80 toneladas. Projetos como “Coleta Seletiva nas Escolas”, “Clin Comunidade Sustentável”, “Porta a Porta” e “Ponto de Entrega Voluntária” (PEVs) estão aumentando a quantidade de recicláveis recolhidos.