
Foto: Divulgação
Evento conectará governos, empresas e pesquisadores, visando fortalecer parcerias e a colaboração entre os agentes
O Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento (CIRS Búzios 2025), que está em sua segunda edição, conectará governos, empresas e pesquisadores em busca de soluções inovadoras para questões sensíveis nas áreas do saneamento e da gestão de resíduos sólidos. A programação do evento, marcado para acontecer de 6 a 10 de outubro, terá painéis com especialistas globais sobre desafios, tecnologias emergentes e soluções inovadoras para problemas atuais do setor vivenciados nas cidades brasileiras. Haverá ainda apresentação de estudos de caso e pesquisas acadêmicas com o objetivo de compartilhar o que há de mais moderno e na fronteira do conhecimento sobre os assuntos em debate.
Entre os temas do CIRS Búzios 2025, destacam-se os desafios de governança em busca da uniformidade regulatória do saneamento, com a discussão de soluções para obtenção de outorgas, autorizações e licenças ambientais, em que serão abordadas as principais regulamentações do setor. As concessões da Cedae, da modelagem à operação, quatro anos depois; os desafios da drenagem urbana e da universalização do saneamento básico; a gestão de resíduos e o enfrentamento à poluição marinha também são alvos de painéis específicos. Outro tópico importante é o de resíduos e saneamento: os ODS como catalisadores da mudança, que trata do assunto no contexto das metas globais, enfatizando o trabalho de organismos internacionais em prol dessa agenda.
Com o tema “Sistemas Resilientes para um Mundo em Transformação”, a abertura do CIRS Búzios 2025 terá a palestra do presidente da Aegea, Édison Carlos. A programação também conta com discussões sobre a importância de dados e informações para a gestão estratégica do saneamento; e a sustentabilidade econômica do setor, levando-se em conta estrutura tarifária, capacidade de investimentos, tarifa social, entre outros aspectos que desafiam esse equilíbrio econômico.
O evento será ainda uma oportunidade para network com líderes empresariais e autoridades governamentais da área. A concepção do CIRS Búzios 2025, de acordo com Alice Hagge, gerente de Relações Institucionais da Masterplan, empresa idealizadora e realizadora do evento, se deu a partir da demanda dos participantes da primeira edição. “Identificamos que o público sentia a necessidade de conhecer mais sobre o fortalecimento de parcerias e a colaboração entre os diferentes agentes em busca de soluções sustentáveis para os problemas relacionados ao saneamento de forma ampla”, explica.
Confira a programação completa no link: Link
SERVIÇO:
CIRS Búzios 2025 – 2º Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento
Data: 6 a 10 de outubro
Local: Hotel Atlântico Búzios Convention – Estr. da Usina Velha, 294 – Armação dos Búzios
Link para inscrições: Link
Sobre o CIRS Búzios 2025:
Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento, que será realizado de 6 a 10 de outubro, em Búzios, tem como objetivo fomentar o debate sobre os quatro componentes do saneamento básico (água, esgoto, drenagem e resíduos); divulgar pesquisas e estudos acadêmicos nessas áreas; apresentar boas práticas nacionais e internacionais do setor; fortalecer a articulação entre instituições atuantes na área ambiental; e criar uma agenda positiva. O CIRS Búzios é realizado pela Masterplan Engenharia Consultiva e Ambiental. Patrocinam o evento: Instituto Aupaba, Aegea/Prolagos, BR Marinas, CAU RJ, Sanepar.
Fonte: Vania Santos