Entre os dias 14 e 18 de junho, Niterói Blues Festival recebe artistas nacionais e internacionais como JAMZ, Nico Rezende, Stanley Jordan, Bill Evans, Matthew Whitaker e Vanessa Collier
Grandes nomes do jazz e blues estarão presentes em Niterói para shows gratuitos na 2ª edição do Circuito Sesc de Jazz e Blues. As apresentações serão realizadas em quatro espaços na cidade – Sala Nelson Pereira dos Santos, Palco Horto Fonseca, Palco Horto Barreto e Palco Praça Rádio Amador, em diferentes horários, para que o público possa aproveitar uma verdadeira maratona musical.
Dentre as atrações estão o saxofonista e trompetista indicado ao Grammy, Bill Evans; o guitarrista e pianista americano de jazz/jazz fusion, Stanley Jordan; a premiada banda brasileira JAMZ com seu mais novo trabalho musical; Matthew Whitaker, considerado o novo expoente do jazz contemporâneo; a saxofonista americana Vanessa Collier – ganhadora de 3 Blues Music Awards e desde 2017 indicada para o Blues Music Awards; Laretha Weathersby eleita “Chicago Blues Diva of the Year” de 2009-2010, o cantor e gaitista de Soul-Blues americano Alabama Mike e muitos mais, realizando um total de 22 shows – muitos pela primeira vez na cidade.
O Circuito Sesc Jazz & Blues, maior do gênero do país, vem reafirmar a importância do Sesc RJ no fomento à cultura do estado do Rio de Janeiro, fortalecendo os municípios participantes, suas comunidades, artistas e as cadeias produtivas locais, além de levar entretenimento e diversão para a sua população. Trata-se de uma iniciativa da Azul Produções que é apoiada há três anos pelo Sesc, seja abraçando e reforçando os festivais já consolidados, seja levando o evento para outras localidades com sua marca.
Durante as apresentações em Niterói, o Mesa Brasil, programa de combate à fome e ao desperdício promovido pelo Sesc RJ, vai receber a doação de alimentos. Serão aceitos alimentos não-perecíveis em geral, mas a equipe de nutrição do programa sugere como prioridade arroz, feijão, macarrão e leite em pó. Os donativos arrecadados serão revertidos a entidades socioassistenciais cadastradas, como creches, abrigos e asilos.
Abertura da programação será com Stanley Jordan Trio
Stanley Jordan é um dos mais completos e melhores guitarristas do mundo. Com Leandro Scio (bateria) e o talentoso Dudu Lima no baixo acústico, elétrico de 4, 5 e 6 cordas e fretless, Jordan alcançou um entrosamento e uma química mágica. O trio preparou para o show no dia 14, às 20h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, um repertório que inclui standards de jazz, releituras dos Beatles, Led Zeppelin e músicas próprias.
Outro destaque da programação é o americano Bill Evans, a principal atração do 2o Circuito Sesc Jazz & Blues. O saxofonista e trompetista sobe ao Palco Rádio Amador na sexta (18) para um show que explora uma variedade de configurações musicais que vão muito além dos limites do jazz tradicional, incluindo hip-hop, fusion, reggae, funk e slamming. Vale destacar que aos 22 anos Bill Evans foi escolhido por Miles Davis para desempenhar um papel fundamental na sua célebre banda de retorno, tornando-se “o braço direito” de Miles e o contraponto solista em concertos e em uma série de gravações até 1984. No sábado o músico fará uma segunda apresentação no Palco Horto Barreto.
Matthew Whitaker, que é cego desde o nascimento, é um músico prodígio. Aos 9 anos, começou a aprender sozinho a tocar o órgão Hammond B3. Quatro anos depois, ele se tornou o artista mais jovem a ser endossado por Hammond em seus mais de 80 anos de história. Ele também foi nomeado Artista da Yamaha aos 15 anos, tornando-se o músico mais jovem a se juntar ao grupo estelar de pianistas de jazz. “A agilidade do dedo, o toque e o sabor, a coragem e a sujeira quando ele precisa, a leveza e leveza quando é necessário – Whitaker tem tudo” (DownBeat). O músico já se apresentou nos principais locais e festivais nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Austrália, como o Apollo Theatre, o Carnegie Hall e o Jazz no Lincoln Center em Nova York, Monterey Jazz Festival. Em Niterói, Matthew Whitaker será uma das atrações da sexta (18).
Casting nacional reúne JAMZ, Nico Rezende, Cláudio Zolli e muitas outras atrações
A banda JAMZ, que lançará seu novo trabalho que resgata suas raízes que são o R&B e soul music, preparou para os shows do Circuito Sesc Jazz & Blues, a JAMZ algo inédito, contando com metais em sua formação e um repertório com releituras de grandes clássicos que influenciaram a sua formação, além de canções autorais. A JAMZ se apresenta no domingo (18) no Palco Rádio Amador. O pianista, cantor e compositor Nico Rezende apresenta também no domingo (18) no Palco Horto Barreto o show Nico Rezende canta Chet Backer, onde presta um tributo ao grande cantor de voz pequena e ao trompetista de sopro exato.
Parceria – Stenio Mattos, diretor da Azul Produções e responsável pela produção do evento, explica que o Circuito Sesc Jazz & Blues foi idealizado a partir da parceria de sucesso de dois anos entre o Sesc RJ e o Rio das Ostras Jazz e Blues – maior festival do segmento da América Latina. “O Circuito Sesc Jazz & Blues é uma iniciativa que reforça a vocação do estado do Rio de Janeiro em promover grandes eventos musicais. O diferencial é que toda a programação ocorre fora da capital fluminense. Teremos um total de 95 shows, até o final de julho, em cidades como Casimiro de Abreu e Barra do Piraí”, ressalta
Sobre o Circuito Sesc de Jazz & Blues
Maior circuito musical do gênero no país, o 2º Circuito Sesc Jazz & Blues contribui para incentivar o turismo e aquecer a economia das cidades, fomentar a cultura no estado, gerar empregos, fortalecer os municípios participantes, suas comunidades, artistas e as cadeias produtivas locais. A programação é toda gratuita e reúne 11 atrações internacionais, 10 artistas nacionais, 18 artistas locais e 12 workshops, em apresentações entre os meses de maio e julho/2023. No Instagram, o perfil @circuitosescjazzeblues e no site https://
Para além dos objetivos já descritos, o Circuito Sesc vai garantir a acessibilidade a deficientes, reduzir a geração de resíduos, com coleta seletiva do lixo durante todo o Festival, difundir e implementar metas de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU (ODS), e assumir a responsabilidade social de estender suas ações para além dos palcos, criando projetos culturais e sociais durante o ano.
CIRCUITO SESC JAZZ & BLUES – ETAPA NITERÓI | PROGRAMAÇÃO COMPLETA
QUARTA – 14 DE JUNHO
PALCO SALA NELSON PEREIRA DOS SANTOS – Show às 20h
(Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos)
– Stanley Jordan Trio
QUINTA – 15 DE JUNHO
PALCO SALA NELSON PEREIRA DOS SANTOS – Show às 20h
(Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos)
– Dudu Lima convida Carlos Malta
SEXTA – 16 DE JUNHO
PALCO RÁDIO AMADOR – Shows a partir das 18h (São Francisco, Niterói)
– DJ Guilherme Melo
– Renato Rocket
– Bill Evans
– Matthew Withaker
SÁBADO – 17 DE JUNHO
PALCO FONSECA – Shows a partir das 11h (Alameda São Boaventura 770 – Niterói)
– Arton Arraes Blues Band
– Vanessa Collier
PALCO BARRETO – Shows a partir das 11h (Lona Arthur Maia – Rua Dr. Luiz Palmier, Niterói)
– The Walking Band
– Bill Evans and The VansBand
PALCO RÁDIO AMADOR – Shows a partir das 19h (São Francisco, Niterói)
– DJ Guilhermo Melo
– Sergio Schiavazzoli
– Bill Laurence
– Vanessa Collier
DOMINGO – 18 DE JUNHO
PALCO FONSECA – Shows a partir das 11h (Alameda São boaventura 770 – Niterói)
– All Blues
– Laretha Wheathersby
PALCO BARRETO – Shows a partir das 11h (Lona Arthur Maia – Rua Dr. Luiz Palmier, Niterói)
– Old Stones
– Nico Rezende canta Chet Backer
PALCO RÁDIO AMADOR – Shows a partir das 17h (São Francisco, Niterói)
– DJ Guilherme Melo
– JAMZ
– Cláudio Zoli
– Alabama Mike