O projeto-piloto para a implantação do circuito começou neste final de semana e contou com limpeza e plantio de espécies de restinga na Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, uma cidade como Niterói, que tem o perfil de cidade sustentável e com mais de 50% de suas áreas protegidas deve avançar cada vez mais com projetos deste porte. Ele reitera que é de extrema importância a cidade ter um calendário de mutirões para que contar com a participação da população.
“Em abril tivemos a ação de limpeza da Praia do Sossego, e no último sábado, a limpeza e plantio em Itacoatiara. Foram ações pontuais importantes no processo de elaboração do circuito permanente de mutirões, porque nos permitiram avaliar o impacto local e a forma como o trabalho deverá ser desenvolvido quando o circuito estiver efetivamente implantado”, explicou o secretário.
Robertson destacou ainda que um dos principais objetivos do calendário de mutirões será incentivar a participação e conscientização ambiental, especialmente das crianças.
“Nossa ideia é fazer uma ampla divulgação nos bairros onde estão localizadas as praias para que tenhamos participação maciça dos alunos das escolas locais, por exemplo. As crianças são naturalmente multiplicadoras, por isso é importante envolvê-las nas ações de conscientização e educação ambiental”, afirmou.
Também houve limpeza na restinga e na areia da praia. Além da equipe do Projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social, a ação ambiental contou com a participação de voluntários da organização não-governamental Canal Novo Mundo e dos escoteiros do mar de Itaipu, além de representantes das secretarias do Clima e Executiva, do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), da Amadarcy e moradores.